be.Living

Sustentabilidade na escola

Como trabalhamos os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

Por Livia Ribeiro, engenheira ambiental e fundadora da Reconectta*

Ao entrarem no evento “Create and Play”, realizado em abril deste ano, famílias, educadores e crianças da Educação Infantil da be.Living se depararam com um mural interativo que preparamos com a seguinte pergunta: “Como você deseja ver o mundo em 2030?”

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um exercício muito parecido, mas fazendo essa pergunta para inúmeros atores e instituições no mundo inteiro. Dessa discussão complexa em 2015 foram lançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

objetivos_port

Os ODS são um plano com 17 objetivos e metas globais tão inspiradoras quanto ambiciosas – não apenas para líderes, governos e instituições, mas para todos que valorizam a prosperidade do planeta, das presentes e futuras gerações. Será que os desejos para 2030 da comunidade be.Living estão contemplados nos objetivos globais propostos pela ONU? Vamos dar uma olhada em alguns deles:

reconectta1
ODS 1: Erradicação da pobreza, ODS 4: Educação de qualidade, ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Reconectta2
ODS 10: Redução das desigualdades, ODS 3: Saúde e bem-estar, ODS 4: Educação de qualidade

Nós, da Reconectta, utilizamos os ODS como inspiradores e norteadores de nossas ações e projetos, assim como assumimos o compromisso em apoiar o seu cumprimento e divulgação.

E como isso acontece no dia a dia da be.Living?

No primeiro semestre deste ano, por exemplo, realizamos uma ação para reduzir o desperdício de alimentos na Unidade Jardins, contribuindo para o ODS#02 (Fome Zero). O cultivo de uma horta na escola é algo que promove diversos objetivos: ODS#15 (Vida sobre a Terra), ODS#02 (Agricultura Sustentável) e ODS#03 (Saúde e bem-estar).

Além dessas iniciativas, as crianças do Green 1 iniciaram um projeto sobre o uso de água que, junto com o uso de cisternas, coopera diretamente com o ODS#06 (Água Limpa e Saneamento). Também ficamos felizes por poder afirmar que a nossa contribuição para o ODS#12 (Consumo e Produção Responsáveis) acontece com a retomada do uso das composteiras tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental I, e no “Connections”, encontro com as famílias da be.Living que teve como tema consumo consciente e consumismo infantil.

Ao longo do ano, novas ações, práticas e projetos irão surgindo. Tudo isso para envolvermos cada vez mais todas as pessoas na criação de um mundo mais sustentável, justo e resiliente.

*desde o início deste ano a Reconectta é parceira da be.Living para o desenvolvimento de diagnóstico e ações de sustentabilidade na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I da be.Living

plugins premium WordPress