Educação Infantil

Educação Infantil na be.Living

O acolhimento e o afeto são princípios fundamentais que orientam todas as práticas pedagógicas do ciclo da Educação Infantil na be.Living. Compreendemos que o vínculo afetivo é o fio condutor do processo de aprendizagem na primeira infância, proporcionando segurança para que as crianças pequenas explorem o mundo com curiosidade e confiança. Afinal, é aqui que, pela primeira vez, muitas delas vivenciam a interação com um mundo mais amplo – para além dos referenciais construídos no ambiente de suas famílias – aprendendo a conviver com a diversidade, a desenvolver empatia e a compreender diferentes formas de ser e viver.

Buscamos apresentar esse mundo com cuidado, leveza e gentileza, respeitando o tempo e as características de cada criança, oferecendo oportunidades para que elas ampliem suas perspectivas e conheçam novas realidades, histórias e culturas.

Esse processo fortalece a identidade das crianças e contribui, desde a primeira infância, para a formação de um olhar crítico e reflexivo para que elas possam fazer escolhas conscientes. Para isso, contamos com educadoras e educadores comprometidos, competentes e reflexivos, que regularmente aprofundam seus estudos com o intuito de promover um ambiente de aprendizagem qualificado, sensível e prazeroso, oferecendo experiências e vivências significativas que permitem que as crianças atribuam sentido ao que descobrem, compreendendo, assim, a função social do conhecimento.

Dia a dia das crianças na escola

O estabelecimento de uma rotina – seja ela diária ou semanal, é muito importante para a vida das crianças. A rotina escolar torna-se uma referência de organização, ajudando a situar as crianças no tempo. Com esse intuito, utilizamos uma série de rituais que as ajudam a perceber que a passagem de uma atividade para outra não é um acontecimento arbitrário e mutável, mas sim, algo que elas podem prever e aprender a administrar.

Circle Time

A roda de conversa diária é um momento muito importante para as crianças. Além de trabalhar a oralidade, o saber ouvir e o saber se colocar, a roda também é uma forma de organização do grupo para compartilhar experiências, trocar informações, problematizar situações do cotidiano, apresentar descobertas e realizar as indicações culturais e literárias. 

Corners

Momento diário em que duas ou mais atividades são propostas ao mesmo tempo para que as crianças trabalhem em pequenos grupos. As propostas são pautadas nos diferentes campos de experiência. À medida que crescem, as crianças podem exercer escolha, autonomia, organização de tempo e do espaço. As professoras utilizam esses momentos para observar as crianças individualmente em relação a socialização, estimulação, postura e outros aspectos.

School Corners

Uma vez por semana, as professoras organizam “cantos” em diferentes espaços da escola. Neles, as crianças podem escolher a atividade que farão, encontrando crianças de diferentes faixas etárias para a realização de uma mesma tarefa.

Free Play Time

Momento diário de brincadeira livre. As crianças têm a possibilidade de escolher os brinquedos e brincadeiras que desejam, lidar com regras de convivência e com frustrações, compartilhar, trocar experiências, desenvolver atitudes autônomas e a criatividade, entrar em conflito com os colegas e buscar solucionar estes conflitos com o apoio de um adulto.

School at Play

Atividade que acontece ao final de cada mês, que proporciona a aproximação e a troca entre crianças de diferentes faixas etárias. Planejado pela equipe educadora de cultura brasileira, o School at Play apresenta sempre uma temática diferente por meio de brincadeiras e propostas lúdicas, ampliando a visão de mundo das crianças a partir de aprendizagens potentes e significativas.

Aprendizagem por projeto

Acreditamos que a aprendizagem acontece quando ela é verdadeiramente significativa. Por isso, em nossa escola, a criança é a protagonista do seu processo de aprendizagem. Olhamos para cada uma delas como um ser único, inteligente, capaz de produzir conhecimento e cultura. 

Dentro dessa abordagem, uma importante ferramenta metodológica vivenciada em nossa escola são os projetos. Por meio deste trabalho, a criança investiga o mundo que a cerca, a partir de seus próprios questionamentos e das outras crianças do grupo.

Os projetos promovem situações didáticas que, desde o começo, exigem uma tarefa compartilhada – chamada de produto final, que aproxima as crianças das práticas sociais de determinado tema, além de auxiliar na construção de procedimentos importantes para toda a vida, como o trabalho em grupo, a reflexão, o levantamento de hipóteses, a pesquisa, entre outros.

Leia mais conteúdos sobre projetos realizados

Art Fair 2024: Ubuntu - a arte da interconexão e do cuidado com o outro e com o mundo

30/10/2024

‘Guardiãs da floresta’ da be.Living plantam 50 mudas de árvores!

06/06/2024

Que nome este sentimento tem?

24/08/2023

O ambiente como um educador

Na Educação Infantil, olhamos para cada cantinho da escola como um ambiente educador.

Seja na sala, no ateliê, no parque, na quadra, na horta ou sob a sombra de nosso querido ipê, a escola é, por excelência, o lugar onde as crianças brincam, investigam, aprendem, exploram possibilidades de viver o mundo e constroem conexões com o outro. 

Nesses espaços de potência, criação e afetividade, professoras e professores criam diversas situações, cenários e processos que desafiam as crianças em seu cotidiano de aprendizagem, possibilitando que elas vivenciem experiências significativas, construam olhares, brinquem e explorem o mundo.

Atividades extracurriculares

O movimento e as artes são trabalhados regularmente dentro da grade curricular da be.Living. No entanto, à medida que amadurecem, as crianças passam a demonstrar interesse por áreas específicas. Pensando nisso, oferecemos uma série de atividades extracurriculares para que as crianças possam se expressar e desenvolver suas habilidades de maneira prazerosa.

Capoeira

Futebol

Judô

Balé

Tênis

Musicalização

Yoga

plugins premium WordPress