A forma como manejamos o tempo e o espaço no dia a dia de nossos estudantes é um importante elemento do nosso projeto pedagógico.
Buscamos criar, diariamente, práticas e estratégias que tornem a experiência das crianças na escola mais significativa e interessante. Concentramos as aulas de especialistas – como Espanhol, Yoga, Artes e Educação Física – em determinados dias e períodos. Com isso, conseguimos que as turmas tenham uma grande disponibilidade de horários flexíveis nos outros dias, que podem ser organizados de diferentes formas segundo as necessidades de cada projeto. Assim, a intencionalidade pedagógica é o que organiza os usos do tempo e dos espaços no cotidiano das turmas.
Essencial para a organização, a rotina cria marcos e situações que orientam as crianças. As atividades diárias e semanais, organizadas e propostas por nossa equipe educadora, criam percursos significativos e auxiliam na percepção da temporalidade e na construção do cotidiano. Estes são alguns exemplos das estratégias usadas no cotidiano escolar da be.Living:
A roda de conversa é um momento muito importante de reunião, utilizada para compartilhar experiências, trocar informações, problematizar situações do cotidiano, apresentar descobertas e realizar indicações culturais e literárias.
Momento de leitura em que todos os envolvidos possuem o texto ou o livro escolhido pela professora ou professor, possibilitando momentos de análises e discussões, nas quais os estudantes constroem diferentes significados do mesmo texto.
Momento de leitura diária no qual as crianças praticam a leitura silenciosa de livros escolhidos por elas mesmas ou pelas professoras, previamente na sala de leitura da escola.
O trabalho com assembleias, realizado tanto com cada turma como com todas as crianças da escola ao mesmo tempo, é um importante instrumento na busca da formação de indivíduos autônomos e críticos. É um trabalho focado na aprendizagem do diálogo e na resolução democrática dos conflitos.
Situações-problema do cotidiano a serem resolvidas por meio de diferentes estratégias, enfatizando o desenvolvimento de competências para o trabalho em grupo.
No Ensino Fundamental I damos sequência ao trabalho por meio de projetos que é desenvolvido desde a Educação Infantil, ampliando os desafios e criando novas possibilidades de aprendizagem para os grupos. A ampliação do trabalho se dá com a maior responsabilidade e participação das crianças nas escolhas dos temas, nas decisões sobre as perguntas e formas de investigação a serem utilizadas, e na elaboração das produções finais que sintetizam seus itinerários de pesquisa.
No projeto, o estudante se entende, o tempo todo, como responsável e operante em seu processo de aprendizagem, conseguindo trazer – individualmente e no coletivo – o que ele deseja aprender e a forma como quer aprender, sempre com a orientação e com os objetivos de aprendizagem já bem determinados pelos educadores. Nessa estratégia, o professor realiza intervenções com foco em observar, estimular e mediar os processos do grupo, criando situações de aprendizagem significativa para todos.
O movimento e as artes são trabalhados regularmente dentro da grade curricular da be.Living. No entanto, à medida que amadurecem, as crianças passam a demonstrar interesse por áreas específicas. Pensando nisso, oferecemos uma série de atividades extracurriculares para que as crianças possam se expressar e desenvolver suas habilidades de maneira prazerosa.
A be.Living oferece aprendizagem desde a Educação Infantil até o 5o. ano do Ensino Fundamental I. Pensando em apoiar nossas crianças e famílias no rito de passagem para o Ensino Fundamental II – que envolve mudança de escola, firmamos parceria com escolas conveniadas, que priorizam as matrículas de ex-estudantes da be.Living. Desta maneira, buscamos contribuir para uma transição mais suave para o novo ciclo que se inicia. Conheça as escolas parceiras que fazem parte dessa iniciativa.