Na nossa escola, a água – recurso fundamental à vida e essencial quando pensamos em sustentabilidade, tem sido o foco das investigações e reflexões das crianças do Year 5. Integrando o eixo de Ciências, dentro do tema Matéria e Energia, a água está sendo um ponto central de aprendizagem, combinando análise dos recursos naturais com uma perspectiva de sustentabilidade.
Esta abordagem interdisciplinar, que envolve, além das Ciências, a Língua Portuguesa e o currículo de História, está trazendo à tona um olhar sobre memórias e patrimônios, e explorando a relação que estabelecemos com nossa cidade e comunidades.
A professora da turma, Letícia Araújo, explica que o estudo começou com a história do surgimento da cidade de São Paulo e seus rios invisíveis, gerando uma reflexão sobre como a urbanização tem impactado os cursos d’água, enterrando-os e transformando a conexão que temos com eles. “Conforme a cidade foi sendo construída, dando as costas para os rios, foram sendo construídas, também, as relações que temos hoje em dia com os rios. Esta reflexão aprofunda-se na memória e no patrimônio, destacando a importância de manter viva a relação cultural com a água”.
A professora conta que, durante todo o ano, o Year 5 também se debruça sobre o gênero literário de memória, e que, neste momento, as crianças estão entrando em contato com textos do fotógrafo Araquem Alcântara, em que ele entrevista crianças de diferentes regiões do Brasil que possuem relações estreitas com a água. “Esses relatos enriquecem a compreensão das diversas interações que as pessoas têm com os rios e estimulam as crianças a refletirem sobre suas próprias conexões com este recurso vital” – afirma a professora.
Além disso, as crianças tiveram a oportunidade de aprofundar as questões climáticas e de sustentabilidade a partir de um formulário trazido pela Reconectta, em que elas foram convidadas a avaliar como conceitos e ações sustentáveis estão sendo implementados na escola. “Apesar de reconhecerem muitas ações que de fato são praticadas na escola, as crianças adotaram um olhar crítico sobre algumas práticas, como a inutilização da cisterna que já existe na escola e que já foi utilizada durante um período para captar água da chuva para realizar brincadeiras no parque. As crianças relataram, ainda, que na época em que utilizavam água da cisterna elas faziam um uso mais consciente da água do que fazem atualmente. E uma outra reflexão trazida à tona por elas foi a percepção de que, muitas vezes , mesmo que seja importante, perdemos a nossa memória e que é preciso resgatar hábitos esquecidos”.
Para aprofundar o entendimento sobre a qualidade e os usos da água, as crianças realizaram experimentos de filtração e decantação com amostras de água da cisterna e de água com terra. Este processo ajudou-as a compreender a potabilidade e os diversos usos da água, desde o consumo para beber até a irrigação de plantas e a limpeza. Com isso, as crianças pensaram sobre políticas públicas para a captação de água da chuva e o tratamento adequado para as diferentes finalidades.
Através dessas vivências, as crianças do Year 5 não apenas aprendem sobre a importância da água para o meio ambiente, mas também desenvolvem um senso crítico e responsável para cuidar dos recursos hídricos. Elas estão empenhadas em revitalizar o uso da cisterna da escola, organizando-se para garantir que haja água disponível para brincar no parque, especialmente considerando os períodos de seca que se aproximam.
Está sendo muito bonito acompanhar este processo investigativo e reflexivo do Year 5, testemunhando a dedicação das crianças em suas descobertas e ações para um futuro mais sustentável e consciente.