“E se reuníssemos nossa equipe para pensarmos sobre o ano de 2020 em um lugar fascinante como o Inhotim?”. Esta foi a ideia da diretora Analívia Lacerda que, considerando a ocasião de celebração de 20 anos da be.Living e vislumbrando adentrar um novo ciclo com muitas aberturas e inspirações, convidou a equipe gestora da escola para passar dois dias extraordinários no maior museu a céu aberto do mundo.
“Há um tempo eu tive esta ideia de passarmos um momento gostoso juntos em meio à muita inspiração e, como a escola faria 20 anos, achei que era a oportunidade ideal para realizarmos este sonho. Foram dois dias de muita conversa e de muita troca em um lugar muito especial em que se transpira – além de arte, natureza, que também é muito inspiradora”.
Localizado em Brumadinho, Minas Gerais, o Inhotim possui mais de 500 obras de arte contemporânea, sendo que algumas delas estão expostas ao ar livre, integrando-se a um belíssimo paisagismo, com muita harmonia. Enormes bancos de troncos de pequi-vinagreiro à sombra de majestosas árvores tamboris, deram o tom de muitas conversas, percepções, risadas e insights.
Estar reunido com o propósito de celebrar e de dar seguimento à história da be.Living fazendo algo completamente diferente do habitual, em meio à tanta beleza natural, vivendo, sentindo e conhecendo mais sobre Arte – que é tão importante em nossa proposta de educação, foi muito significativo para todos.
“Sentimos juntas a arte se manifestar em cada uma de nós. Naquele lugar mágico e único, ampliamos nossas percepções, nos emocionamos, nos divertimos, nos espantamos, nos encantamos, nos tornamos cúmplices de sensações e emoções”– contou Claudia Mariuzzo, Assessora de Artes da be.Living.
Claudinha explica que a arte está presente, diariamente, de diferentes formas ao nosso redor, e que vivenciá-la nos aproxima uns dos outros, nos torna mais atentos e sensíveis na leitura de mundo, ao mesmo tempo que nos inquieta, nos fascina e nos deixa mais lúcidos. “Essa pluralidade nos toca e nos influencia não somente como expectadores, mas nos torna mais atuantes. Viver esta experiência juntas em Inhotim nos deixou mais leves, mais felizes e mais unidas e, com certeza, irá reverberar por muito tempo nas nossas vidas, pessoal e profissionalmente”.
Olhando para trás, quando não sabíamos que teríamos que ficar recolhidos por um tempo em nossos lares, distantes da natureza e de lugares como o Inhotim, o sentimento é de alegria por termos aproveitado a oportunidade que havia e por termos realizado esta linda inspiração. Olhando para o presente, podemos constatar que o valor deste tipo de experiência ainda nos marca, ressoando de modo positivo e esperançoso nesta etapa desafiadora e, certamente, ecoa, também, em cada criança e família com as quais estamos conectados neste significativo processo de ensino. Viva a arte, a natureza e a realização de nossos sonhos! Obrigada, Inhotim.