be.Living

Agradecimento ao ano que passou!

2022 foi um ano marcante para todos nós. Foi forte, intenso, cheio de desafios, surpresas, conquistas e aprendizagens!

Foi o ano em que tornamos a nos apropriar, em potência máxima, do espaço da escola e das infinitas possibilidades de viver e conviver nesse espaço. Abrimos as portas, novamente, para toda a comunidade, e convidamos as famílias para ficar mais pertinho da rotina das crianças e participar de momentos de celebração e de exposição de trabalhos.

Juntos, fizemos uma verdadeira festa de aprendizagens! Foi assim no Carnaval, por exemplo, quando por meio do projeto “Outros Carnavais”, as crianças puderam conhecer e experimentar diferentes festividades carnavalescas que acontecem por aqui, passando pelo samba, pelo frevo e pelo maracatu. Uma forma divertida e profunda de valorizar a diversidade e a riqueza da cultura do nosso país.

Em nossa escola, sempre aproveitamos os momentos de celebração e de alegria, para aprender com significado.

Em junho, não foi diferente! Realizamos, desta vez com tudo e pra valer, a tradicional Festa Junina da be.Living – evento que é, historicamente, tão marcante para a nossa comunidade. Inspirado no samba-enredo da escola de samba Unidos do Viradouro, o tema da Festa Junina 2022 foi “Em nossa festa, não há tristeza que suporte tanta alegria”! . Depois de dois anos de isolamento social, constatamos uma aprendizagem que vem do contraste, como, por exemplo, da tristeza com a alegria, e da solidão com a união. Além de valorizar o “estar junto”, a Festa Junina celebrou, como sempre, a cultura popular brasileira. Todos os anos, nossas festas homenageiam um artista ou um movimento cultural. Este ano, a homenageada foi a Mestra Joana Cavalcanti, primeira mulher Mestra de um Maracatu de Baque Virado, verdadeira guardiã da cultura afro-brasileira.

A XXII Art Fair – The Language of Colours mobilizou a aprendizagem dos pequeninos da Educação Infantil ao longo de meses, em um processo enriquecedor de muitas explorações, investigações, reflexões e criatividade. Foram diversas atividades e propostas elaboradas com todas as turmas, trazendo diferentes perspectivas sobre um mesmo tema: a linguagem das cores! As crianças perceberam como as cores são presentes na vida e no mundo – nos sorrisos, na natureza, nas roupas que vestimos – e como cada cor ou mistura de cores transmitem diferentes sensações e emoções, ajudando a contar histórias!

Trouxemos as famílias para dentro do espaço escolar, e, em paralelo, transcendemos os muros da escola, reconectando as crianças com os lugares de educação não formal, através das saídas pedagógicas. Fomos para parques, institutos e museus, e, depois de tanto tempo, acampamos no Acamerê. Além de ser divertido estar entre amigos, passear pelo mundo possibilita que as crianças vivenciem e ressignifiquem os conhecimentos adquiridos no espaço escolar.

Visitar a exposição do artista sergipano Arthur Bispo do Rosário foi muito marcante para as crianças do Ensino Fundamental e a grande inspiração para a IX MAC – Mostra de Artes e Ciências da be.Living. Com o tema “Linguagens”, a mostra lançou um questionamento sobre a importância da palavra, principalmente, sobre a relevância da linguagem científica no atual contexto planetário, onde temos testemunhado muitos questionamentos em relação à ciência. Acreditamos que a escola deve ser, sempre, o espaço onde se valida e se aprende a forma de produzir conhecimento científico.  

Foi um ano de muita Arte e Ciência, de procedimento e de brincadeira, de protagonismo e de afeto, de tudo o que acreditamos ser essencial para a formação de cidadãos críticos e socialmente atuantes, capazes de compreender e de transformar o mundo.

2022 não foi um ano fácil, mas entendemos que a adversidade nos move para a construção de novos e necessários conhecimentos.

Agradecemos por tudo o que vivemos e, principalmente, pela boa companhia na jornada. Às crianças, famílias, equipe e toda a comunidade be.Living: o nosso muito obrigada!

plugins premium WordPress