A importância das férias para nossas crianças e equipe educadora

Nas férias, cada dia que nasce nos convida a viver a vida de um jeito diferente. Com as rotinas da escola e do trabalho pausadas, é possível experimentar novos olhares, vivências, lugares e, sobretudo, um outro ritmo de fazer as coisas – que vai desde acordar sem pressa e fazer refeições mais prolongadas, até ter mais tempo para conversar, explorar, brincar e, por que não, descansar.

Neste momento de pausa, as crianças têm a chance de criar seu dia a dia dentro de um contexto familiar diferente do usual, explorando novos hobbies, espaços e relações. Elas experimentam a liberdade de não ter horários tão marcados, descobrindo o mundo ao redor de uma outra maneira. Este período é essencial para que elas possam entender suas próprias subjetividades e, também, aplicar, de maneira prática, os conhecimentos adquiridos na escola.

“Durante esses dias de descanso, as crianças não deixam de aprender. Estão constantemente utilizando ferramentas, estratégias e conhecimentos adquiridos na escola. Elas resolvem problemas, negociam com amigos e exploram curiosidades naturais. Este é um tempo precioso onde a aprendizagem acontece de maneira orgânica e integrada à vida cotidiana”, explica Camila Maia, coordenadora da Educação Infantil da be.Living.

Para a equipe educadora, as férias são igualmente importantes. Quando professoras e professores têm a oportunidade de passear, contemplar e vivenciar situações significativas diversas, eles estão absorvendo conhecimento, enriquecendo seu repertório cultural e se nutrindo de novas experiências e inspirações.

“Muitos professores e professoras aproveitam este período para ler livros que não conseguem durante o semestre, visitar lugares diferentes e conhecer novas culturas. Todas essas vivências alimentam suas práticas, trazendo novas ideias e abordagens para as turmas. Como educadores e educadoras, mesmo que estejamos de férias, naturalmente pensamos em como contribuir para os processos de ensino e aprendizagem das crianças a partir das experiências enriquecedoras e significativas que temos a oportunidade de vivenciar”, afirma a coordenadora.

As férias também permitem restaurar o corpo e a mente de professoras e professores, tão exigidos neste trabalho. É um tempo utilizado para recarregar as energias e refletir sobre as práticas pedagógicas, preparando-se para oferecer novas e ricas experiências no segundo semestre. O descanso mental e físico é fundamental para que possam continuar desempenhando seu papel de maneira eficaz e inspirada.

No âmbito familiar, as férias fortalecem laços e relações, permitindo trocas mais longas e profundas. As crianças se beneficiam emocionalmente desse tempo em que ficam mais próximas de suas famílias, sentindo-se seguras e amadas. Para os educadores e educadoras, este também é um tempo para que possam se conectar mais estreitamente com suas próprias famílias e com seus interesses pessoais.

Assim, os momentos de pausa são muito preciosos para os processos de desenvolvimento humano em geral e, é claro, para a jornada de aprendizagem escolar. Eles restauram as energias de todos os envolvidos no processo, enriquecem as vivências e as práticas pedagógicas e preparam tanto crianças quanto equipe para um retorno mais fortalecido e inspirado à escola. Em breve, após este breve tempo de renovação e crescimento para todos, estaremos de novo na nossa escola, cheios de energia e de vontade para fazermos novas descobertas juntos!

plugins premium WordPress

Estamos desenvolvendo um novo site para oferecer a você uma experiência de navegação ainda melhor.