Ao longo de 2024, tecemos – com delicadeza e consistência, mais uma linda narrativa de aprendizagens na be.Living, repleta de descobertas, trocas e experiências marcantes. Foi um ano em que a coletividade brilhou como fio condutor de cada projeto, convidando toda a comunidade escolar a enxergar a educação como um encontro transformador entre o saber e o sentir.
Gabriela Fernandes, coordenadora do Ensino Fundamental, traduz essa essência ao refletir sobre o período: “Foi um ano em que buscamos a excelência, não apenas no aspecto acadêmico, mas, também, na construção de vínculos afetivos. Buscamos evidenciar o quanto é importante compartilhar o que aprendemos e construímos, seja com nossas famílias, colegas e amigos, ou entre os grupos”.
Na visão de Gabriela, a trajetória de 2024 foi marcada por eventos que celebraram o processo de aprendizado como algo vivo e significativo. Ela cita como exemplo, o Literary Saturday, evento em que as crianças demonstraram suas habilidades linguísticas em duas línguas, produzindo textos, roteiros e até apresentações teatrais autorais. “As crianças nos surpreenderam. Transformaram textos em scripts e os scripts em peças. Foi um momento de extrema potência”, destaca a coordenadora.
A MAC – Mostra de Artes e Ciências, trouxe o tema Ubuntu como fio condutor. Inspirada na filosofia africana que celebra a interdependência e o coletivo, a MAC propôs às crianças vivenciar a ideia de que “eu sou porque nós somos”, como explica Gabriela: “Essa temática traduz o que acreditamos como escola. Trabalhamos para que as crianças compreendam que o crescimento e o aprendizado dependem do outro e da coletividade”.
Durante a MAC, os projetos uniram ciência e arte de maneira prazerosa, permitindo que as crianças construíssem conhecimentos ao mesmo tempo em que exploravam suas expressões artísticas. As apresentações foram enriquecidas por trocas entre faixas etárias, mostrando como a experiência coletiva de aprendizagem pode ser enriquecedora para todos.
Outro momento de destaque no Ensino Fundamental foi o espetáculo musical, que marcou os 10 anos da professora de música Amanda Ribeiro na be.Living. Orientadas por Amanda e pelos professores Vinícius Medrado, Daniel Moreno e Marcelo de Moura, as crianças realizaram uma apresentação vibrante que comoveu a todos. “Elas estavam tocando, cantando, fazendo percussão corporal e, acima de tudo, curtindo. Foi emocionante ver o resultado do trabalho coletivo, que começou nos ensaios em pequenos grupos e culminou em um grande espetáculo cheio de alegria, ritmo e pertencimento”.
A tradicional Festa Junina da be.Living também refletiu a visão pedagógica da escola. Este ano, homenageando Clementina de Jesus, nossas estudantes e nossos estudantes exploraram a cultura afro-brasileira por meio de brincadeiras, músicas e ritmos como o samba e o congo. Como é de costume, a celebração envolveu as famílias, que participaram ativamente na produção de Abayomis, bonecas de pano feitas à mão que simbolizam resistência, afeto e cuidado. A festa ficou linda, toda decorada por estes brinquedos ancestrais que representam a resiliência, o amor , o lúdico e o brincar, transmitidos através de gerações. Assim, a atividade não só valorizou a ancestralidade africana e a cultura brasileira, como foi mais uma oportunidade para fortalecer os laços entre a comunidade escolar.
Na Educação Infantil, os projetos de 2024 destacaram-se pela sensibilidade ao abordar temas como gentileza, sustentabilidade e diversidade. O grupo do Blue 1, por exemplo, desenvolveu o projeto “Gentileza”, que culminou na Barraca da Gentileza, no Parque do Ibirapuera. “As crianças ofereceram maçãs, flores e abraços a quem passava. Foi emocionante ver o impacto dessas pequenas ações na comunidade”, conta Camila Maia, coordenadora pedagógica da Educação Infantil da be.Living.
Outro exemplo significativo foi o trabalho do Red 2 como guardiões da horta. Combinando pesquisa sobre alimentação, plantio e colheita, o projeto envolveu não apenas as crianças, mas também suas famílias, que participaram de atividades na horta da escola. O reconhecimento desse trabalho veio com o prêmio no Congresso Escolas pelo Clima, onde as professoras Juliana Sá, Marina Lara, Tatiana Barreto, Helena Riquena e Maria Carolina Macedo foram laureadas pelo projeto de sustentabilidade que conectou as crianças ao ciclo dos alimentos e à responsabilidade ecológica.
Já um projeto realizado pelo Green 2, aproximou as crianças da comunidade escolar de uma maneira única, explorando as histórias das pessoas que tornam a escola possível. “As crianças realizaram pesquisa e descobriram do que os funcionários e as funcionárias da escola gostavam de brincar quando crianças. Foi uma forma linda de as crianças perceberem essas pessoas para além de das funções que ocupam na escola, mas de vê-los como as pessoas que são”, afirma Camila.
A Art Fair, exposição anual de artes da Educação Infantil, também foi inspirada pela filosofia Ubuntu. Desde o início do ano, os grupos se envolveram com temas como sustentabilidade, coletividade e empatia. Os mais novos exploraram materiais orgânicos e naturais, enquanto os mais velhos, como o Blue, trabalharam intervenções urbanas e ações gentis, inspirados no Poeta Gentileza. Cada criação refletiu não só as aprendizagens, mas também os sentimentos e as reflexões das crianças, traduzindo suas experiências em arte.
Assim, em 2024, reafirmamos nosso compromisso em educar para além de conteúdos. Em cada projeto, celebração ou rotina, destacou-se a busca por uma educação que forma humanos para o bem da humanidade, como Gabriela tão bem pontua: “Somos porque somos juntos.”
Ambas as coordenadoras observam que o aprendizado na be.Living não é apenas sobre o que se sabe, mas sobre como nos relacionamos com o mundo, com o outro e com nós mesmos. Seguimos com nosso propósito de favorecer a potencialidade de cada criança por meio da educação, deixando marcas indeléveis em suas histórias e, também, de toda a comunidade.
Agradecemos a todos que, juntos, escreveram mais um verso desta nossa história.