Yoga na escola: expandindo a consciência através do brincar

Inspire e expire. Perceba como se sente. Observe o espaço do seu corpo quando está parado e quando está em movimento. Explore posturas como se fosse um cachorro, um gato, uma ponte, uma montanha. Sinta o ar que respira, que é invisível e que te sustenta. Experimente soltar este ar como se você fosse uma abelhinha…

São comandos como estes, cheios de referências da natureza, personagens e histórias, que podem tornar a prática de Yoga durante a infância pra lá de especial. Um jeito gostoso da criança compreender as possibilidades de seu corpo, de situar-se no espaço externo, de experimentar-se em contextos de ação e de aquietamento, num aprendizado contínuo que vai sendo construído a partir de uma conexão entre o brincar e a consciência.

“Quanto mais a criança estiver confortável em seu próprio corpo, melhor ela irá se sentir, independente do lugar e dos desafios que ela encontre. Este trabalho de educação psicomotora através do Yoga ajuda a criança a dominar seu tempo e adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos. Além desta parte ativa de movimentos e exploração do corpo, outra parte do trabalho é dedicada à introspecção e à exploração de seu mundo interior, através dos momentos de relaxamento e silêncio, em que a criança é convidada a fixar sua atenção para dentro de si, aprendendo a se concentrar e a viver em harmonia consigo mesma” – explica o professor Rudra, que dá aulas de Yoga para as turmas do Year 1 e Year 2.

Ele conta que as crianças recebem as propostas do Yoga com muita alegria pois ali reconhecem um momento de exploração não somente do seu corpo, mas também da expressão de seu movimento próprio ou, em outras palavras, da expressão da sua individualidade. “Eles se sentem muito felizes por experimentar técnicas de relaxamento e desfrutar da sensação de calma e tranquilidade em um ambiente que reconhecem como acolhedor e seguro”, diz o professor.

 

 

Olhando para este período específico de nossa história, em que estamos sendo convocados a ficar dentro do espaço de nossas casas, e adaptar nossas rotinas de estudo e de trabalho, os ensinos do Yoga podem ser de grande colaboração, ajudando a manter o equilíbrio e a saúde do corpo e da mente.

Para as crianças, especificamente, que estão tendo que lidar com a novidade de uma educação à distância que, por si só, já é muito desafiadora, e também com o distanciamento dos amigos, dos professores e da rotina escolar, será muito importante prosseguir com a aulas de Yoga, que serão dadas pelo professor Rudra, via transmissões online. Um momento que permitirá à criança relaxar, se divertir, mexer seu corpo e, sobretudo, se conectar com as maravilhas da natureza e do universo que, parecem estar muito distantes agora, neste contexto de isolamento, mas que, na verdade,  podem ser trazidas bem para perto, dentro da gente. É só respirar e se conectar!

 

plugins premium WordPress

Estamos desenvolvendo um novo site para oferecer a você uma experiência de navegação ainda melhor.