A escola é um grande ambiente de produção oral para as crianças. É aqui que muitas crianças aprendem a falar. Conforme o tempo vai passando, elas vão, naturalmente, conquistando grande domínio sobre essa produção. Mas é papel da escola levar o estudante sempre adiante, conduzindo-o a ultrapassar as formas de produção oral do cotidiano, confrontando formas já conhecidas com outras formas de falar que acontecem no mundo.
Por isso, no Year 5, quando as crianças já estão bastante apropriadas de suas habilidades e competências de oralidade e de escrita, realizamos um trabalho voltado ao desenvolvimento do gênero oral, com o objetivo de ampliar as possibilidades que elas têm de vivenciar um momento de exposição oral. Refletimos com elas sobre a melhor maneira de falar em público, como fazer uma mediação entre públicos de diferentes idades e como usar um microfone, caso haja necessidade. “Vamos trabalhando com as crianças um conjunto de habilidades: olhamos para a clareza da fala, para a fluência, a audibilidade, a leveza, para o modo como aquilo está sendo dito, se está sendo entendido ou não. Apresentamos para eles modelos de adequação comunicativa que são fundamentais para alguém que está inserido numa sociedade, como um sujeito ativo, para que ela seja uma criança atuante” – explica Gabriela Fernandes, coordenadora do Ensino Fundamental da be.Living.
As habilidades envolvem prática de leitura, de escrita, de oralidade, análise e reflexão sobre a língua, dominar o uso de alguns marcadores temporais, com o objetivo de que elas estejam aptas a participar de situações de discussão oral, a analisar exposições orais de outras pessoas com o propósito de estudo e perceber as distinções entre as falas.
Todo esse estudo – que vem sendo realizado desde o início do segundo semestre, está preparando as crianças para o grande trabalho de exposição oral do Year 5 que é a MAC (Mostra de Artes e Ciências da be.Living). A Mostra é um momento em que os estudantes da turma apresentam, individualmente, os seus projetos de investigação e pesquisa para a comunidade escolar.
Para que eles cheguem preparados para a MAC, as educadoras vão criando situações que favoreçam essa exposição oral que será feita para os pais e para as crianças na mostra. Uma das situações propostas foi que a turma ficasse responsável por ajudar a comunicar para a comunidade escolar os novos protocolos sanitários que foram definidos com o objetivo de reconstruir um ambiente de escola em que pudéssemos estar juntos e seguros.
“Olhando para tudo o que aconteceu no contexto da pandemia e com o desejo de colocá-los novamente em um papel que quando não estamos no processo de pandemia eles têm muito forte aqui na escola – que é o de serem responsáveis por organizar eventos como a Festa Junina ou por receber os menores, tivemos a ideia de que eles exercessem a responsabilidade de comunicar e divulgar para a comunidade todos os procedimentos de segurança, tanto os que já tínhamos aqui impostos, como os que fomos construindo junto com eles através de da participação ativa deles nas assembleias que realizamos sobre o assunto. Pedimos que eles divulgassem para a comunidade tudo o que eles entenderam sobre os novos procedimentos através da produção de vídeos educativos” – conta Gabi.
Na produção dos vídeos, trabalhamos com eles tanto o aspecto da oralidade – desta vez por meio de um outro tipo de mídia, preparando-os para a exposição oral e trabalhando – como, também, o aspecto da autoestima e da confiança, resgatando os ritos de passagem que colocam o Year 5 em um lugar diferente e muito especial aqui dentro da escola.
Assista aqui os vídeos produzidos pela crianças do Year 5.
Os conteúdos foram produzidos em agosto de 2021 e, por isso, alguns protocolos citados podem já não estar mais vigentes.
O roteiro, revisão e edição foram realizados de forma totalmente autônoma.