be.Living

Virada Sustentável: sementes para um novo amanhã

Para a be.Living, sempre foi importante estimular o contato e a conexão das crianças com a natureza, proporcionando momentos de reflexão e aprendizagem sobre como podemos habitar o mundo de uma maneira mais harmoniosa e sustentável.

Acreditamos que cada criança carrega em si o dom e a potência de tornar-se uma pessoa autônoma e consciente, capaz de contribuir com criatividade e sabedoria únicas para a construção de um mundo melhor. Com a pandemia, essa visão tornou-se ainda mais presente em nossa escola e, eventos como a Virada Sustentável, tornaram-se ainda mais significativos.

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza, desde 2011, o maior festival sobre o tema no Brasil. Envolve a articulação e a participação direta de diversos setores de nossa sociedade, como instituições, o poder público, empresas, artistas, estudiosos e escolas, reunidos em ações e discussões que apontam para um modo de vida mais sustentável e saudável para todos e para o próprio planeta.

Nossa assessora para questões relacionadas à sustentabilidade, Livia Ribeiro, que é engenheira e educadora ambiental e diretora da Reconectta, explica que a própria pandemia é resultante de um desequilíbrio ambiental, reforçado por um desequilíbrio social. “É muito importante, mais do que nunca, falarmos sobre essas questões e esses desequilíbrios. A pandemia impactou diretamente as nossas relações individuais, as relações que temos uns com os outros e a nossa relação com o mundo, com a natureza e os nossos resíduos. Tudo isso foi muito afetado. Então, um evento como este, que já era muito relevante nos anos anteriores, torna-se ainda mais relevante diante do cenário atual”.

Neste ano, devido ao isolamento social, a proposta da Virada Sustentável teve que ser totalmente adaptada. Ao invés de acontecer presencialmente, a programação foi quase que integralmente online e teve duração de um mês inteiro. “Houve uma ou outra intervenção artística nas ruas, mas as propostas direcionadas para escolas foram todas online. Adaptamos essas propostas para o contexto da be.Living e consideramos, também, o conjunto de ações que a própria escola já promove no dia a dia com as crianças. Tudo foi remodelado. Promovemos encontros no Zoom para falar diretamente com as crianças sobre a relação que temos com a natureza, abordamos o assunto também com as famílias por meio do encontro ‘Connections – Dialogues about Education’ e propusemos, ainda, quatro desafios sustentáveis, todos eles adaptados pelas professoras para as diferentes faixas etárias das crianças”.

Lívia conta que os desafios foram inspirados pelos ODS, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela ONU que, juntos, compõem uma agenda de metas que favorecem a sustentabilidade do planeta e que devem ser implementados por todos os países até o ano de 2030.  Ela ressalta que houve o cuidado de lançar desafios sustentáveis significativos mas, também, possíveis, que pudessem ser realizados com certa facilidade na esfera particular, como fazer um pote de gratidão, ficar um dia sem comer carne, tirar e compartilhar uma foto do espaço da casa que mais conecta com a natureza e incorporar na rotina da casa uma nova prática para não gerar ou para reduzir, reutilizar ou reciclar resíduos.

 

“A ideia foi aproveitar esse momento para sairmos um pouco da nossa zona de conforto, para vermos que é possível mudar hábitos e incorporar novas práticas em nossas vidas, de uma forma que pode ser divertida, leve e agradável. Esperamos que todo este trabalho – realizado em formatos relativamente simples mas que toca assuntos tão importantes, gere uma energia de ativação para que possamos continuar mobilizados em prol de um bem maior e de todos” – afirma Lívia.

Esperamos que as sementes plantadas com a Virada Sustentável e com todas as ações promovidas pela escola com o objetivo de despertar uma nova consciência com relação ao planeta, a natureza e todos os seres que aqui habitam possam crescer, se fortificar, florescer e gerar frutos que serão colhidos amanhã pelos adultos que hoje estão conosco, pequeninos mas cheios de potência, em processo de crescimento e aprendizagem.

 

plugins premium WordPress