Projeto Alimentação Saudável

Blue participa de 6 encontros com nossa nutricionista

Na be.Living, a alimentação é parte do nosso processo pedagógico. Entendemos que é papel da escola ajudar a construir, juntamente com a criança, uma relação consciente e saudável com o alimento.

Essa aprendizagem se inicia quando as crianças ainda são pequenininhas, na Educação Infantil.

Nesse momento, após dois anos de isolamento social devido à pandemia, estamos retomando um projeto muito precioso de alimentação saudável que realizamos com o Blue, onde a turma participa de 6 encontros de conversas e vivências com a nossa nutricionista Cristiane Lacerda.

Para o primeiro encontro, a Cris pediu que cada criança trouxesse para a escola uma fotografia de uma refeição de jantar que elas costumam fazer em casa. O objetivo dessa primeira atividade foi criar um ambiente de partilha para que ela se apresentasse para a turma, além de sensibilizar as crianças para o assunto “alimentação”.

Junto com as crianças, Cris comentou um pouquinho sobre as fotos e sobre o hábito alimentar trazido por cada uma delas e, depois, explicou para as crianças o que é que uma nutricionista faz.

Ao longo do projeto, as crianças conheceram a pirâmide alimentar, os grupos alimentares e as suas funções. “Contei para elas que precisamos de três grupos: o grupo da energia, que são os carboidratos; o grupo dos alimentos que protegem a gente, que são as frutas e os vegetais; e o grupo da força, que são as proteínas” – disse a nutricionista. As crianças montaram, então, uma pirâmide alimentar feita com colagens que ficou, a partir desse dia, exposta na sala de aula.

Todos puderam aprender, também, que existe uma diferença entre as refeições que realizamos no almoço e no jantar em relação às que realizamos no café da manhã e no lanche da tarde. Com esse aprendizado em mente, as crianças foram convidadas a colocar a mão na massa, montando uma refeição de café da manhã e um prato de almoço.

Um momento muito especial para as crianças foi ter ido à feira com a nutricionista. A proposta foi que elas pudessem ver o que tinha de diferente por lá, despertando o interesse delas pelo alimento potente que vem da terra, e comprar alimentos para montar uma salada bem saborosa e bonita. “Quando voltamos da feira, fizemos, juntos, três molhos para salada: um de maracujá, um de azeite com limão e um pesto. As crianças tiraram fotos, as imagens ficaram lindas. Elas fizeram uns pratões de saladas bem coloridos! Foi muito gratificante visualizar o resultado dessa atividade” – comentou Cristiane.

Teve, também, um encontro somente para falar de ‘Dias de festas’, trazendo a questão dos doces e como esse tipo de alimento entra na rotina alimentar consciente. E ao final do projeto, cada criança traz de casa uma sugestão de refeição para um almoço na escola. Toda a sala vota na melhor combinação que representa a turma e a refeição escolhida entra no cardápio do mês da be.Living. São brincadeiras e experiências que despertam o gosto por uma alimentação rica e diversificada que nutre e que é amplamente prazerosa.

“É na infância que a criança tem a oportunidade de experimentar diferentes comidas e sabores, começando a construir vínculos com os alimentos e a desenvolver relações entre sentidos, memórias e sensações de prazer. Essa primeira vivência com a alimentação é muito importante para o ser humano, impactando-o por toda a sua vida”, conclui Cristiane.

plugins premium WordPress

Estamos desenvolvendo um novo site para oferecer a você uma experiência de navegação ainda melhor.