Open House: um recomeço acolhedor para crianças e famílias

O início do ano letivo é sempre marcado por expectativas, reencontros e novas descobertas. Na be.Living, essa transição é cuidadosamente planejada por meio do Open House, um evento que antecipa a chegada oficial das crianças da Educação Infantil e do Year 1, do Ensino Fundamental. Acompanhadas pelas famílias, elas vivenciam uma primeira experiência escolar acolhedora, em que têm a oportunidade de explorar os espaços, conhecer as professoras e retomar, aos poucos, a rotina escolar.

Mais do que somente um reencontro, o Open House desempenha uma função  muito importante neste processo de volta às aulas. Depois de um longo período de férias, entendemos que é importante oferecer para as crianças um tempo para que elas possam resgatar referências afetivas e espaciais a fim de se sentirem seguras nesse retorno. Este momento permite que a reaproximação aconteça de forma leve e gradual, fortalecendo os vínculos entre escola, crianças e famílias.

Para Camila Maia, coordenadora da Educação Infantil, o Open House reflete o compromisso da escola com o acolhimento. “A ideia é familiarizar, é acolher a criança, é mostrar o espaço que vai ser o novo lugar de referência para ela na escola. É mostrar o rosto das professoras, criar um ambiente de reencontro com amigas e amigo, lembrar das coisas que gostam de fazer aqui”- explica.

Na Educação Infantil, o evento é organizado de forma a estimular o interesse e a participação ativa das crianças. As salas são preparadas com os cantos de brincadeiras, com mural de fotos das crianças e nomes dos novos grupos. O ambiente convida à interação, ao mesmo tempo em que oferece segurança emocional. Para as professoras, o Open House também é um momento valioso de observação. É uma oportunidade para perceber quais crianças chegam mais introvertidas, quais estão mais “agarradinhas” com os familiares, quais exploram o espaço com mais desenvoltura e quais podem precisar de um olhar mais atento nos primeiros dias de aula.

Rudra Avella, pai de Elis, do grupo Orange, participou do Open House com a filha e destacou o quanto essa experiência foi importante para ambos. “A gente se sente muito mais íntimo do ambiente escolar e das pessoas que convivem com a gente durante o ano todo. É muito bom ver as crianças retornando diferentes depois das férias, mais crescidas, e observar o reencontro delas com os amigos e com a nova sala de aula” – compartilha.

Ele também ressalta como o momento permite que as famílias vivenciem um pouco da rotina escolar das crianças. “Participar desse primeiro dia, ver como a sala está organizada, conhecer os materiais e as professoras faz com que a gente compreenda melhor o dia a dia da criança na escola. Isso nos aproxima mais do universo delas e nos dá mais segurança também. A escola não é apenas um lugar onde a criança fica durante o dia, mas um espaço onde ela se desenvolve, aprende e cria laços, e o Open House nos ajuda a enxergar isso de perto.”

Sobre a reação de Elis ao retornar para a escola, o pai conta que ela demonstrou muita alegria. “Ela abraçou muito a professora, estava com saudades. Ficou um pouco tímida no começo, claro, mas logo começou a explorar a sala nova, curiosa e animada. Foi lindo ver como esse primeiro contato já despertou nela o entusiasmo para o novo ano.”

Para ele, o evento marca não só o início de uma nova fase para as crianças, mas também reforça o papel da escola na formação delas. “O Open House mostra que a Be.Living valoriza esse acolhimento inicial e a construção da comunidade escolar. Como pai, me sinto incluído nesse processo e percebo que isso faz toda a diferença para a adaptação da Elis e para a nossa relação com a escola”, finaliza.

No Ensino Fundamental, o Open House é voltado para as crianças do Year 1, que estão ingressando nessa nova etapa escolar. Segundo a coordenadora Gabriela Fernandes, esse momento ajuda a suavizar a transição para as crianças que, até o ano anterior, estavam na Educação Infantil. “No ano passado, elas eram as mais velhas. Agora, chegam ao Ensino Fundamental e se tornam as menores. Isso é um grande marco e pode gerar insegurança. O nosso objetivo é garantir que essa mudança aconteça da forma mais acolhedora possível” – explica.

Para isso, a escola organiza um momento especial de integração. Diferente das demais turmas do Ensino Fundamental, que iniciam as aulas juntas, o Year 1 começa um dia depois das outras crianças. Esse intervalo é fundamental para preparar as estudantes e os estudantes mais velhos para receber o primeiro ano, especialmente os do Year 5, que têm um papel essencial no acolhimento dos mais novos. “As crianças do primeiro ano vêm da circunstância em que eram as mais velhas e agora entram em um ambiente onde são as menores. Por outro lado, o Year 5 está iniciando seu último ano no ciclo do Fundamental 1. Este é um encontro bastante potente. Nossa intenção é garantir que as crianças do Year 1 enxerguem os mais velhos como aliados, como colegas que facilitam a vida delas, e não que as oprimam ou causem medo. Ao mesmo tempo, o Year 5 desenvolve o senso de responsabilidade e acolhimento pelos que estão iniciando um processo pelo qual eles já passaram” – ressalta Gabriela.

Durante o Open House no Fundamental, as famílias e as crianças participam de atividades lúdicas, apresentações e brincadeiras em roda. O evento se encerra com uma explicação sobre a rotina do primeiro dia de aula e o papel dos estudantes mais velhos na recepção dos mais novos. “A gente explica que, no dia seguinte, os mais velhos vão estar esperando por eles, que toda a escola está sendo preparada para recebê-los. Isso gera uma tranquilidade enorme para essa chegada”, afirma Gabriela.

A experiência do Open House tem demonstrado resultados muito positivos nos últimos anos. “Este ano, recebemos 31 crianças novas no Year 1. Eu já estava preparada para ver a escola cheia de familiares por um bom tempo acompanhando seus filhos e filhas, o que é natural do momento de adaptação. Mas às 8h20 do primeiro dia de aula, todos os familiares já tinham ido embora. As crianças estavam seguras e confiantes porque já haviam passado por essa introdução. O Open House é esse momento de pertencimento, de fazer com que a criança se sinta acolhida e preparada para o início do ano letivo”, conclui Gabriela.

Ao criarmos espaços e momentos de afeto e segurança como o Open House, reforçamos o compromisso da be.Living com uma educação que valoriza a adaptação gradual, o acolhimento, a construção de vínculos e o respeito ao tempo de cada criança, que é única. O Open House proporciona um começo de ano mais tranquilo para as crianças e para as suas famílias.

plugins premium WordPress

Estamos desenvolvendo um novo site para oferecer a você uma experiência de navegação ainda melhor.