“Venham todos, venham ver, nossa aula começar! A música está em todo lugar, é só saber escutar”. Versos como este, de autoria do professor Vinícius Medrado, dão o tom divertido, natural e poético para que o aprendizado da música na primeira infância seja o mais orgânico, estimulante e prazeroso possível. A música, como fala a canção do professor, está espalhada mundo afora, manifestando-se no canto dos pássaros, no barulho da chuva, no som do vento e, dentro da gente, na batida deste tambor que é o nosso coração.
Se prestarmos atenção, veremos, também, que todas as crianças, cada qual à sua maneira, gostam naturalmente de cantar, dançar, batucar, experimentar instrumentos e ouvir novos sons. A música e o movimento já estão lá dentro, inatos ao ser humano. E sem as travas que podem chegar na vida adulta, como a preocupação excessiva com críticas ou a tendência a se enquadrar em determinados formatos, os pequenos têm tudo para vivenciar uma experiência musical ampla, com leveza, criatividade e espontaneidade.
O professor Vinícius afirma que o objetivo principal das aulas é, justamente, que as crianças continuem tendo um contato prazeroso com o universo musical. “Trabalhamos com um conceito de música ampliado que envolve basicamente quatro elementos que se complementam e interagem entre si: o lúdico – que é o brincar, o jogo, a diversão e o encantamento; o corpo – através da dança, do movimento, do toque e do afeto; o contexto – abordando diferentes culturas, textos e histórias; e a música propriamente dita – com os instrumentos musicais, os parâmetros do som, as notas, melodias e ritmos”.
O professor conta que costuma trabalhar com uma grande variedade de instrumentos para que as crianças ouçam sons, timbres e melodias os mais variados possíveis e oriundos de diferentes culturas. “Trago diversos tipos de chocalhos, tambores, violão, violino, harpa, sítar, bateria, reco-recos, kalimbas, xilofones, flautas… E sempre que apresento um novo instrumento, além de ouvir e apreciar, as crianças são convidadas a experimentar como é tocar aquele instrumento: alguns elas vão chacoalhar, outros elas vão bater, raspar, dedilhar”, explica.
A aprendizagem acontece de forma coletiva, valorizando o “estar em grupo”. Juntas, conduzidas por sons, ritmos e melodias, as crianças cantam, dançam, jogam, tocam, experimentam, criam, ouvem e contam histórias, e conhecem diferentes povos e culturas.
A professora Julia Brettas, que também dá aulas para as turmas da Educação Infantil, fala sobre a importância de trazer para os encontros as brincadeiras de roda e as referências da cultura popular brasileira, que possibilitam que a criança viaje para as diferentes regiões do Brasil por meio de suas manifestações musicais. “Elas ficam curiosas quando levamos instrumentos que elas ainda não conhecem ou quando apresentamos uma nova música ou brincadeira. Ao mesmo tempo, vão criando um repertório e começam a sugerir e participar de forma ativa, demonstrando suas vontades e quais são os instrumentos preferidos”, conta.
Brincadeiras do universo do faz de conta provocam as crianças a tocar mais baixo ou mais alto, de forma veloz ou lenta, para que percebam, assim, as diversas qualidades do som. Também são valorizadas experiências rítmicas por meio da percussão corporal, além de momentos em que cada um possa experimentar livremente uma variedade de instrumentos. A professora Julia acredita que o contato lúdico com a música nesta primeira etapa da vida possibilita abrir, de uma maneira gostosa, os campos da experiência, da sensibilidade e da expressão da criança. “A proposta é possibilitar que ela entre em contato com instrumentos, que descubra sua própria forma de produzir sons e possa adquirir o gosto por cantar, brincar e se expressar de diversas formas, com encantamento e alegria”.
A resposta das crianças, segundo ambos os professores, é sempre muito positiva. “Por ser um momento lúdico e afetuoso, a recepção das crianças às aulas de música é, geralmente, muito boa! Inclusive, estou morrendo de saudades da recepção calorosa delas”, diz o professor Vinícius.
A professora Julia acredita que a música pode ser uma grande aliada das crianças neste tempo de quarentena, ajudando-as a se distanciar de sentimentos como solidão, insegurança e tédio que podem surgir por estarem em casa, longe dos amigos e da escola. “Acredito ser importante que as crianças escutem músicas, que possam inventar instrumentos, construir tambores com balde, fazer chocalhos, compor, brincar com as linguagens musicais, fazer shows, gravar as músicas que inventaram”.
O professor Vinícius reitera que com ou sem isolamento, a música é sempre uma grande companheira. “Não aquela música de fundo só para evitar o silêncio. O silêncio também é muito importante. A música que é companheira é aquela que nos ajuda a sentir e expressar nossos sentimentos. Sabe aquela música que não dá para ignorar? Que emociona ou faz dançar? Acho que uma boa ideia para esse momento de isolamento é que os pais escutem músicas juntos com seus filhos e que compartilhem com seus pequenos algumas destas músicas que são especiais para eles”.
Fica a dica amorosa dos professores de música de nossos pequeninos da Educação Infantil. Escolha a música que toca seu coração, leve as crianças para a sala e aperte e o play!