Todos os anos, a be.Living realiza um grande evento na escola dedicado à Literatura, onde compartilhamos com as famílias toda a produção de cunho literário escrita pelas crianças, explicamos como se deram as etapas de aprendizagem e convidamos a todos para celebrar essa manifestação tão relevante e preciosa da criatividade humana.
Este ano, por conta da pandemia, realizaremos o “Literary May”: um mês inteiro dedicado à literatura, com o objetivo de convidar toda a nossa comunidade – que, sabemos, é uma comunidade leitora, a participar desta celebração e a se inteirar da aprendizagem que vem sendo realizada com as crianças neste campo do conhecimento.
Além de atividades especiais que realizaremos com cada turma, compartilharemos com vocês dicas de leitura sugeridas pelas crianças, famílias e professores, pílulas literárias inspiradoras, contações de histórias, trabalhos literários realizados pelos estudantes da be.Living e contaremos, ainda, como se deram os processos de aprendizagem que resultaram nesses produtos finais. O Literary May terá, ainda, o lançamento do livro “A origem da peteca”, do nosso querido professor de música Vinícius Medrado que, depois de realizar vivências sobre a temática do livro com as turmas do infantil e fundamental, no dia 31 de maio fará uma live no Instagram da be.Living, contando essa história para todos nós.
“A ideia do Literary May é que, durante esse mês, as famílias possam ver um pouco do trabalho desenvolvido com base na literatura para o desenvolvimento da leitura e da escrita das crianças da be.Living. No Ensino Fundamental, as atividades têm os gêneros literários como suporte desta aprendizagem, então o Year 1 trabalha com indicações literárias e book reviews; o Year 2 trará fábulas e provérbios; o Year 3 os contos de fada; Year 4 fez um trabalho de escrita e contos narrados por pontos de vistas de outro personagem e um trabalho de leitura de poemas muito interessante; e o Year 5 com texto de memória e o memoir, que é como se chama o texto de memória em inglês. Cada uma destas turmas compartilhará as produções que fizeram, além de um trabalho muito legal dos livros que são lidos no dia a dia” – conta Gabriela Fernandes, nossa coordenadora do Ensino Fundamental.
Gabi explica a importância da literatura para a vida de todas as pessoas, principalmente na primeira infância e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. “É nesse momento da aprendizagem que se consolidam as práticas de leitura e escrita fundamentais para todos os seres humanos leitores e escritores, aprendentes da língua e culturalmente ativos. A leitura e a escrita são, antes de tudo, uma manifestação cultural do ser humano, construída pelo ser humano, e dominar essas duas práticas de comunicação e de linguagem faz com que sejamos seres de cultura, de emoção e que aprimoremos nossas relações e visões de mundo. A literatura forma ser humano. A partir da história do outro, eu percebo que existe um outro, que este outro pensa diferente de mim. Isso humaniza. Trabalhar com literatura ajuda a gente a desenvolver características essenciais de um ser humano”.
Camila Maia, coordenadora da Educação Infantil da be.Living, complementa dizendo que, para as crianças, a literatura é um convite para o mundo da imaginação, para a criatividade e para as diferentes formas de narrar o mundo. “Com a literatura, a criança aprende a lidar com sentimentos a partir de diferentes narrativas e pode acessar a diversidade cultural. Além de toda a questão social, a literatura trabalha, também, as questões pedagógicas. Quando a gente trabalha com rimas e com estruturas mais simples, por exemplo, a literatura ajuda os pequenos a irem se apropriando das palavras e da construção gramatical no inglês. Elas vão construindo, também, um comportamento leitor e vivenciando com autonomia a exploração e o manuseio dos livros. A literatura é uma parte fundamental no processo de alfabetização das crianças, que começa desde que elas nascem – com as famílias lendo um livro para os bebês, apresentando para eles esse mundo letrado que, com o tempo, vai sendo desvendado pela criança, que vai dando sentido para essas letras e entendo que juntas, as letras formam palavras e que as palavras juntas comunicam algo”.
Esperamos que o “Literary May” seja mais um momento de partilha, trazendo a família para pertinho do processo de aprendizado das crianças e, também, uma maneira de inspirar pais e mães a seguirem contando histórias para seus filhos, além de incentivar os próprios adultos a lerem , fortalecendo, assim, nossa comunidade de leitores e nossa humanidade. Siga as hashtags #literarymay e #maioliterario nas redes sociais e inspire-se!