Festa Junina

 “Em nossa festa, não há tristeza que  suporte tanta alegria”

Vem aí a Festa Junina da be.Living! Trazendo de volta – com todo o cuidado e segurança, a alegria de retomarmos o espaço escolar como lugar de partilha deste evento que é, historicamente, tão marcante para a nossa comunidade.

Inspirado no samba-enredo trazido este ano pela escola de samba Unidos do Viradouro, o tema da nossa festividade será “Em nossa festa, não há tristeza que suporte tanta alegria”!

Depois de dois anos de isolamento social, tendo a necessidade de suspender nossa querida Festa Junina e criar maneiras alternativas e significativas de celebrá-la entre as crianças, retomamos esse movimento na escola com as famílias, refletindo sobre a aprendizagem que vem do contraste, como, por exemplo, da tristeza com a alegria, e da solidão com a união. A pandemia abriu portas para muitos entendimentos e um deles é, certamente, valorizar a presença, o “estar junto”!

Com alegria, então, a Festa Junina da be.Living acontece no dia 25 de junho para crianças e famílias do Infantil e do Fundamental, como um momento de brincadeira e de celebração à vida. Será, também, uma oportunidade de celebrar a cultura brasileira. Como já é sabido, uma marca da nossa Festa Junina é homenagear um artista ou um movimento da cultura popular. Este ano, homenagearemos a Mestra Joana Cavalcante.

Mestra Joana foi a primeira mulher Mestra de um Maracatu de Baque Virado. Uma manifestação secular afro-brasileira originária de Pernambuco. Ela será homenageada devido à sua resistência e atuação como guardiã da cultura afro-brasileira” – explica a nossa professora de Música e de Coisas D’Aqui, Amanda Ribeiro.

Como estudo, as crianças realizaram a leitura do livro ” Sementes de Joana”, da autora Mariana Queiroz, que conta a história desta mulher tão importante para a preservação da cultura brasileira e, também, para o empoderamento feminino, já que foi ela quem idealizou um Maracatu somente de mulheres.

A professora Amanda conta que além de pesquisar sobre Mestra Joana, as crianças apreciaram e vivenciaram os elementos do Maracatu Nação. “O cortejo, a corte real, as loas – que são as canções, os instrumentos, o ritmo, a dança e todo este conhecimento reconhecendo a cultura afro-brasileira como uma dimensão estruturante da nossa identidade e da nossa cultura” – diz Amanda.

A professora conta, ainda, que todos os anos as famílias participam da decoração da Festa Junina, decorando e enviando um objeto comum que será exposto no dia. “Este ano, as famílias vão fazer estandartes, um elemento bastante utilizado em diversas festas populares e muito característico do Maracatu Nação ou de Baque Virado. O estandarte sempre abre o cortejo e o desfile das nações de Maracatu levando as suas cores, seus símbolos, seus nomes e a data dos desfiles”.

A Festa Junina será, então, uma grande oportunidade para as crianças compartilharem com as famílias suas aprendizagens: os seus estudos – pesquisando, dançando e cantando as riquezas do nosso país, além de toda a organização, decoração e o trabalho que realizarão nas barracas. Um momento prazeroso de partilha que engloba múltiplas áreas do conhecimento! Que alegria estarmos juntos novamente!

Festa Junina da be.Living
Dia 25 de junho
Das 9h às 15h30
Por medida de segurança, a Festa será aberta somente para mães, pais, irmãs e irmãos das crianças. 

plugins premium WordPress

Estamos desenvolvendo um novo site para oferecer a você uma experiência de navegação ainda melhor.