be.Living

Festa Junina com mais consciência

Nesta edição, teremos, também, prendas reutilizadas

A turma que hoje está no Year 5 teve, em 2019, quando era ainda Year 2, uma excelente ideia que está impactando positivamente a nossa escola até hoje. A ideia foi a seguinte: a barraca de Festa Junina deles só teria prendas reutilizadas.

Na ocasião, a ideia foi um sucesso! Foi muito importante, para toda a comunidade be.Living, refletir sobre a produção de lixo e de plástico que geramos até mesmo nos momentos de celebração.

Chegou a pandemia e tivemos que suspender nossa querida Festa Junina por dois anos. Mas é com alegria que, neste atual contexto, retomaremos, com todos os cuidados, esta festividade tão significativa para as nossas crianças e, colocaremos em prática essa ótima ideia, realizando uma campanha de arrecadação de brinquedos usados para compor as prendas da nossa Festa.

“Todos os anos é o Year 5 que fica responsável pela organização da Festa Junina da be.Living. Então, como foram eles que tiveram essa ideia lá atrás, em 2019, fui até a sala deles e convidei-os para sensibilizar as outras crianças sobre o assunto. Eles gostaram da ideia e foram a todas as salas do Ensino Fundamental para falar sobre o assunto – conta a coordenadora Gabriela Fernandes.

Gabi disse que, conversando com ela, a turma foi relembrando que propôs esse trabalho na época porque estavam estudando sobre o plástico e a quantidade de microplástico que havia nos oceanos. “Foi esse estudo que fez com que eles repensassem a Festa Junina deles. Além disso, eles vinham do primeiro ano, que é um momento em que as crianças refletem muito pontualmente sobre o consumismo. O consumismo é um conteúdo que permeia todo o currículo da be.Living porque tem sempre essa relação com o meio ambiente. Então, nossos estudantes têm bastante desenvolvido esse olhar: da onde vem o que a gente consome e para onde vai o que a gente consome quando descarta” – explica a coordenadora. “As crianças lembraram que naquele ano elas trabalharam os 5 R:  reciclar, reutilizar, reduzir, recusar e repensar. E, naquele momento, elas realmente repensaram e trouxeram uma mudança para o campo de ação delas”.

Como ficamos dois anos sem fazer a Festa Junina da be.Living, nada melhor do que retomarmos esse movimento reafirmando os nossos ideais. E um deles é estabelecer uma relação mais consciente com o consumo e, consequentemente, mais sustentável e respeitosa com o nosso planeta.

“Na be.Living,  há uma relação muito forte da criança com o meio em que ela está inserida. Por isso, o meio ambiente e a sustentabilidade estão sempre postos em nossas discussões e reflexões, desde que as crianças são bem pequenininhas. Trazer essa reflexão de forma prática para toda a comunidade, através de uma Festa Junina que traga, também, prendas reutilizadas, será muito significativo”.

Contamos com a participação de todas as famílias da be.Living para arrecadarmos brinquedos utilizados em bom estado e fazermos valer, juntos, essa excelente ideia de nossos estudantes!

plugins premium WordPress