Português | English

Artigos

O primeiro semestre de 2021 foi um tempo de redescoberta do espaço escolar. Um momento de reencontrar e conhecer novos amigos, de entender e vivenciar uma nova rotina e de voltar a ocupar o espaço da escola com tudo o que a escola pode oferecer para uma aprendizagem prazerosa e significativa, dentro das normas que asseguram a segurança de nossa comunidade.

Foi uma imensa alegria testemunhar a nossa escola, novamente, ganhando vida e sendo preenchida com a energia das crianças. Através da organização dos clusters e seguindo rigorosamente os protocolos recomendados pelo Hospital Israelita Albert Einstein, pudemos permitir que as crianças voltassem a vivenciar as possibilidades de aprendizagem oferecidas pela be.Living, dentro dos diferentes ambientes da nossa escola, como as salas, a quadra e, é claro, o parque – lugar muito estimado por nossos estudantes, onde é possível vivenciar a prática do brincar ao céu aberto e o contato com a natureza.

Estar presencialmente na escola, potencializa a aprendizagem das crianças através da exploração de espaços que favorecem o desenvolvimento de atividades diversas, da interação com os pares e da vivência de sentimentos e experiências que serão marcantes para toda uma vida. Potencializa o nosso projeto de educação da infância, que compreende a criança como sujeito cultural e social, com um enorme desejo de conhecer, com a autonomia em desenvolvimento e com uma série de direitos a serem resguardados.

 

 

Voltar para o espaço da escola significou, também, a retomada da imersão na língua inglesa da forma como entendemos que deve acontecer a educação bilíngue: “vivenciando o dia a dia em inglês”, que é o que dá sentido para a segunda língua. No cotidiano escolar, promovemos situações em que as crianças experienciam, de maneira significativa, a função social da língua inglesa nas relações, nas formas de expressão, no pensamento lógico, no trabalho com o corpo e com as artes.

O ambiente da escola proporciona, ainda, a possibilidade de a criança vivenciar, na prática, a sustentabilidade – eixo fundamental dentro de nosso projeto pedagógico – em seu mais amplo conceito. As atividades educacionais promovem o prezar pelo cuidado com o outro, o respeito às diferentes visões de mundo, o respeito pela natureza, o uso inteligente dos recursos, a experiência da coletividade e a construção de um olhar ético para o mundo.

2021 devolveu todas essas possibilidades para as nossas crianças, e devolveu à escola nosso propósito maior: o de construir histórias e criar memórias que culminarão em efetivos aprendizados.

Recebemos as crianças com muito carinho, acolhimento e afeto. Fizemos o exercício de observá-las de perto e entender como cada uma delas estavam chegando para nós após a vivência do isolamento social e do ensino à distância. Realizamos uma formação com os professores para refletir sobre como a pandemia impactou e transformou a vida de crianças em todo o mundo e de que forma poderíamos ajudar as nossas a atravessar por esse momento específico de suas vidas e de seu aprendizado da melhor maneira possível.

 

 

Ser educador é olhar constantemente para as crianças, enxergando nelas seu momento, suas características e potências individuais, e valorizando-as como os seres únicos, criativos e autônomos que são, capazes de buscar o conhecimento e de enfrentar novos desafios. Mantivemos e continuaremos mantendo, diariamente, nossa atenção e escuta aberta para o que elas estão nos trazendo e, junto com elas, organizando uma série de desafios e caminhos de aprendizagens – cognitivas e afetivas, com o objetivo de propiciar seu desenvolvimento integral, dentro do contexto que estamos vivendo.

 

 

Desde que o ano começou foi possível constatar muitas aprendizagens e testemunhar momentos significativos de convívio, de vida pulsando, crescendo e aprendendo! Desejamos que ao longo deste ano letivo, continuemos a trilhar um caminho de parceria, de esperança, de conhecimento e de muitos sorrisos. Seguimos aprendendo, experimentando e, acima de tudo, vivendo! Que venha o segundo semestre!