Blue e Year 5: memória para crescer!

“É do vínculo com o passado que se extrai a força para a formação da identidade”

(Ecléa Bosi)

Você sabe o que o Year 5 e o Blue têm em comum? Ambas as turmas estão em momento de transição: as crianças do Blue estão se despedindo da Educação Infantil para iniciar um novo ciclo no Ensino Fundamental, enquanto as do Year 5 estão finalizando o Ensino Fundamental I para adentrar o Ensino Fundamental II.

Cuidar desses momentos de passagem, que trazem muitas expectativas para as crianças, preparando-as da melhor maneira possível para essas mudanças, é algo que consideramos muito importante aqui na be.Living. E um dos trabalhos que realizamos com esse objetivo tanto com o Year 5 como com o Blue acontece por meio do gênero literário Memória.

“Enxergamos no gênero Memória a oportunidade de possibilitar que o Year 5 resgate as histórias vividas pela turma e por outros membros da comunidade durante todo o percurso escolar. É uma forma de fechar o ciclo na be.Living, que no nosso caso termina no quinto ano, fortalecendo a identidade das crianças tanto nos aspectos sociais quanto no que diz respeito às suas individualidades. Embasamos nosso trabalho em alguns pensadores e a Ecléa Bosi, que aborda bastante o tema memória, diz que é ‘do vínculo com o passado que se extrai a força para a formação da identidade’. O texto de memória ajuda a estabelecer essa relação entre o passado e o presente, permitindo que o futuro possa ser pensado por meio de reflexões sobre situações vividas pelas próprias crianças” – explica Gabriela Fernandes, coordenadora da Educação Infantil da be.Living.

Gabi conta que as crianças do Y5 também resgatam as memórias das pessoas da comunidade, aproximando-se, assim, de uma dimensão quase total da experiência de vida no ambiente escolar. “Na língua inglesa, elas produzem as memórias delas – que é o texto chamado memoir, e no português, elas escrevem memórias de outras pessoas da comunidade escolar. Entendemos que ao reconhecer e valorizar as experiências vividas pelo outro, ajudamos a desenvolver a responsabilidade pelo coletivo”.

Na Educação Infantil, a memória é trabalhada de maneira vivencial. “As crianças participam de vivências com as professoras dos outros anos, vivenciando propostas relacionadas aos currículos dos grupos pelos quais já passaram: experiências sensoriais junto com as professoras do Yellow Orange, momento de reconto de histórias específicas do Green, jogos e brincadeiras que eram do Red… Tudo isso dentro do processo de resgate do que elas viveram para que elas percebam que estão crescendo e se reconheçam suficientemente potentes para viver os novos desafios que estão chegando, conquistando segurança para fazer essa passagem” – explica Camila Maia, coordenadora da Educação Infantil.

Camila afirma que trabalhar o tema Memória com o Blue surgiu do anseio de agregar ainda maior significado aos rituais de passagens já realizados com a turma. “Trabalhamos com muita conversa, foto, registros diversos para que elas possam olhar para quem elas são no Blue, como o corpo delas já está grande para aquele espaço, como o brinquedão já não oferece mais tantos desafios… E a partir dessas percepções, olhamos para o Fundamental”.

Ao longo de todo o ano, a turma do Blue visita o prédio do Fundamental, realizando atividades diversas. “Em um momento do primeiro semestre, o professor de Educação Física sugere que eles estão começando a ficar grandes para aquela quadra e que poderiam experimentar uma quadra maior. Então, eles fazem uma aula de Educação Física no Fundamental. Vamos criando situações para que eles venham se aproximando desse espaço, conquistando confiança para a transição que vai acontecer no ano seguinte”.

No final do ano passado, em um encontro especial entre as turmas do Blue e do Year 5, as crianças puderam trocar experiências e sentimentos sobre esse momento tão importante de suas vidas. O Year 5 pediu para que o encontro acontecesse no prédio da Educação Infantil para matar as saudades do espaço onde viveram tantos momentos significativos da primeira infância. As crianças do Blue aproveitaram a oportunidade para fazer muitas perguntas sobre o Ensino Fundamental e também para saber mais sobre o gênero Memória, aproveitando que a turma dos mais velhos estudaram o gênero à fundo. O Year 5 compartilhou, com alegria, tudo o que aprenderam sobre o assunto. Foi uma troca muito enriquecedora e acolhedora para todos!

plugins premium WordPress

Estamos desenvolvendo um novo site para oferecer a você uma experiência de navegação ainda melhor.