Blue e Year 5: Celebrando transições e conquistas

Na be.Living, cada etapa da jornada escolar é cuidadosamente celebrada e marcada com ritos de passagem significativos para as crianças. Seja no Blue, que se despede da Educação Infantil para ingressar no Ensino Fundamental, ou no Year 5, que avança do Fundamental I para o Fundamental II, esses momentos são planejados para valorizar o crescimento, fortalecer a autoestima e preparar as crianças para futuros desafios que virão com os novos ciclos de aprendizagem.

As crianças do Blue vivenciam um ano com diversas propostas que conectam suas vivências da Educação Infantil com as expectativas de ir para o Ensino Fundamental. Entre essas propostas, estão as visitas à unidade de Moema. Durante as quatro visitas realizadas ao longo do ano, as crianças exploram novos espaços, como a ampla quadra do Ensino Fundamental, onde realizam atividades lúdicas. “Essas visitas são muito marcantes porque elas começam a imaginar como será estar naquele espaço. A primeira aula de Educação Física na quadra grande é muito especial para elas, porque elas medem a quadra e exploram as possibilidades, vendo o quanto o novo ambiente é amplo e cheio de oportunidades”, explica Camila Maia, coordenadora pedagógica da Educação Infantil.

Outro momento simbólico é o Acantonamento, a experiência de passar uma noite na escola, com o objetivo de desenvolver autonomia e senso de responsabilidade, de maneira prazerosa na companhia dos pares e das professoras. Durante a preparação, as crianças participam de cada etapa do processo junto às educadoras, ajudando a decidir as brincadeiras, o cardápio do jantar, a sobremesa e a lista de itens para levar na mala. “A noite do Acantonamento é sempre muito marcante para o Blue pois o grupo têm a escola só para ele. É um momento em que as crianças brincam, fazem tudo juntas. Todo o planejamento faz com que elas se sintam realmente protagonistas, percebendo o quanto estão crescidas e preparadas para novos desafios”, afirma Camila.

O projeto  “Eu sou assim, mas já fui assim e estou crescendo”, que acontece todos os anos com o Blue, convida as crianças a resgatarem memórias das vivências que tiveram ao longo de toda a Educação Infantil. Elas recriam atividades que fizeram nos anos anteriores, como momentos de exploração sensorial no Yellow Orange ou brincadeiras com nursery rhymes no Red. Essa retrospectiva culmina na produção de textos de memória. “Eles revisitam as atividades que fizeram quando eram mais novos, e isso é muito importante para que percebam o quanto cresceram e o quanto são capazes agora. É um processo de valorização do que eles já viveram e do que conquistaram”, destaca Camila.

Além disso, há o marco visual do muro da quadra, onde as crianças do Blue deixam sua arte como forma de simbolizar sua despedida desse espaço. “Essa pintura no muro é muito significativa porque representa a história deles aqui. Eles deixam algo concreto, uma marca visível, mostrando que este espaço fez parte do crescimento deles”, reflete a coordenadora.

Enquanto isso, no Year 5, a transição para o Ensino Fundamental II também é cuidadosamente conduzida por meio de projetos que valorizam o autoconhecimento e a preparação para novos desafios. Segundo Gabriela Fernandes, coordenadora do Ensino Fundamental, o quinto ano é um período essencial para discutir com as estudantes e os estudantes todas as mudanças que estão vivenciando, que envolvem transformações físicas, emocionais e sociais. “Eles chegam ao Year 5 com 9 e 10 anos, mas já com a percepção de que são os mais velhos da escola e de que é o ano em que vão receber os mais novos. Por ser um ano transicional, ele é todo organizado para que a criança se reconheça como um indivíduo crescido, dentro da potência desse crescimento.”

Ao longo do ano, as crianças do Y5 começam a discutir temas relacionados ao corpo humano e à adolescência, dentro do eixo de ciências naturais. Essas discussões incluem as transformações no físico, as mudanças de escola e como os seus próprios interesses começam a evoluir. “Elas começam a passar muito mais tempo no parque conversando do que brincando, por exemplo. Essas percepções e conversas sobre o crescimento são uma parte muito forte do dia a dia delas”, observa Gabriela.

O projeto “Eu do Futuro” emerge dessa necessidade de acompanhar o Year 5 nesse processo de crescimento. Inspirados por referências como a música “Eduardo e Mônica”, da Legião Urbana, as crianças criam projeções de como se imaginam no futuro, abordando desde características físicas até sonhos e rotinas. “Queremos que elas saiam do quinto ano com muita segurança e com desejo de crescer, confiantes e preparadas para ingressar nas novas escolas e no novo ciclo de aprendizagem do Ensino Fundamental II”, explica Gabriela.

Este ano, o projeto ganhou ainda mais significado com a criação de uma cápsula do tempo. “Eles colocaram as projeções dentro da cápsula, enterraram a cápsula na be.Living, com o compromisso de abrí-la em 2031, quando estarão no último ano do Ensino Médio. É um gesto simbólico que une o presente e o futuro”, celebra a coordenadora.

Os textos de memória também desempenham um papel essencial nesta fase de aprendizagem, ajudando as estudantes e os estudantes do Year 5 a resgatar momentos significativos da vida escolar e a valorizar suas trajetórias. “O gênero de memórias ajuda as crianças a entenderem que a mudança é parte de um ciclo. Quando olham para trás e veem o quanto cresceram, isso dá confiança para encararem o que vem pela frente”, conclui Gabriela.

Os ritos de passagem da be.Living são momentos de celebração, de reflexão, de resgate de memórias e de construção consciente da jornada de aprendizagem. Seja por meio de textos, da arte, das ciências ou de projetos diversos que valorizam a autonomia, cada proposta é uma oportunidade de fortalecer a identidade das crianças e de prepará-las para o próximo ciclo. “Esses ritos não são uma despedida. São uma celebração das conquistas e um convite para abraçar o novo com curiosidade e confiança”, conclui Camila Maia.

plugins premium WordPress

Estamos desenvolvendo um novo site para oferecer a você uma experiência de navegação ainda melhor.