Bilinguismo: honrando o potencial de nossas crianças

Maria Montessori – médica e educadora italiana, criadora do método revolucionário de ensino-aprendizagem que leva seu nome, observou que as crianças possuem uma sensibilidade especial que lhes permite absorver tudo ao redor. 

Esse poder inconsciente, exclusivo da infância, é crucial para sua adaptação e crescimento.

Montessori nos ensina que se a criança não puder “agir de acordo com as diretrizes de seu período sensível, a oportunidade de uma conquista natural pode ser perdida e perdida para sempre”.

Esta compreensão faz todo o sentido dentro de nossa visão de educação e ilumina a importância do aprendizado da língua inglesa. 

Aprender uma segunda língua durante a infância, simultaneamente à língua materna, fortalece diversos aspectos do desenvolvimento da criança: linguístico, neuropsicológico, cognitivo e sociocultural. Sendo assim, a idade em que se adquire a vivência de uma língua é vital para otimizar esses benefícios.

Na be.Living, este aprendizado deve ser significativo desde o início. Na Educação Infantil, com a imersão no inglês e, no Ensino Fundamental, com o aprofundamento do estudo da língua, buscamos criar oportunidades prazerosas, marcantes e desafiadoras para que as crianças possam ampliar seus horizontes e abrir as portas para novos conhecimentos.

Com a educação bilíngue, estamos preparando as crianças para experienciar o mundo globalizado e sem fronteiras no qual estamos inseridos, onde o inglês é essencial.

Juntamente com a OEBi (Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo), temos dedicado muito tempo à reflexão sobre a educação bilíngue – reflexões que nos levam à conclusão de que esta é a melhor abordagem para o mundo atual.

Em nossa escola, a comunicação se dá em inglês, por meio de experiências  significativas do cotidiano que não apenas ensinam a língua, mas que também constroem uma relação plena de sentido  com o idioma.

Promovemos situações onde as crianças experienciam a função social da língua tanto oral quanto escrita, integrando o idioma às suas relações, expressões, pensamento lógico e científico, e atividades artísticas. 

Essas práticas permitem que as crianças desenvolvam competências linguísticas comparáveis em inglês e em português. 

Por meio do bilinguismo, organizamos a curiosidade natural das crianças, promovendo a construção de conhecimento por meio de investigações, pesquisas, questionamentos e debates, proporcionando o desenvolvimento de uma visão crítica, autônoma e multicultural do mundo.

Desta forma, honramos o período sensível de cada criança, dando a elas a oportunidade de conquistar a sabedoria que, naturalmente, pertence a elas. 

plugins premium WordPress

Estamos desenvolvendo um novo site para oferecer a você uma experiência de navegação ainda melhor.