Observando as crianças pequenas, podemos perceber o quanto a maioria delas gosta de música. Quando escutam sons diferentes, elas ficam muito curiosas e quando são apresentadas a instrumentos musicais, elas demonstram interesse em conhecê-los e explorá-los.
Aproveitando este interesse natural das crianças pela música, criamos, dentro do nosso projeto baby.Living, os Encontros Musicais para bebês e crianças pequenas, com o objetivo de utilizar a música como um elemento que estimule novas possibilidades de experiências e de desenvolvimento para os pequeninos.
À frente deste lindo trabalho está Vinícius Medrado, professor de música e de cultura brasileira da be.Living. Conversamos com ele para compartilhar com vocês um pouco mais sobre essa vivência tão especial.
bL: Como são os Encontros Musicais para bebês e crianças pequenas na prática?
Vinícius: A música é um convite para brincar e explorar de diferentes maneiras: tocando e experimentando instrumentos diversos, dançando e produzindo sons com o corpo, cantando e brincando. A partir de sons e músicas, as crianças são estimuladas a realizar novos gestos, a explorar objetos e instrumentos, a interagir de diferentes maneiras com seus cuidadores, comigo e eventualmente também com outros bebês. As cantigas e os sons dos instrumentos proporcionam uma atmosfera muito gostosa de acolhimento e carinho.
bL. Como é a experiência de trabalhar com bebês ?
Vinícius: Os bebês são muito especiais. Eles se conectam com as propostas, com as canções e com as brincadeiras, cada um do seu jeitinho… Alguns gostam de explorar o espaço, outros se conectam aos diferentes objetos que são apresentados, outros preferem, num primeiro momento, observar. Com o tempo e a criação de vínculo, vamos proporcionando atividades diversas para que as crianças possam ir experimentando novas possibilidades de vivências.
bL: Você acaba sendo, de certa forma, um mediador do bebê e dos cuidadores que participam das oficinas, certo?
Vinícius: Sim. Ao conduzir as canções e instrumentos eu acabo sendo também um mediador do bebê e de seus cuidadores pois os adultos também vão ampliando seu repertório de canções e de brincadeiras cantadas para interagir com seus bebês. Estes adultos também são convidados a apresentar canções e brincadeiras que realizam para os bebês em casa, tornando a experiência destes encontros ainda mais enriquecedora. A oficina é um convite para nos encontrarmos com nossos queridos bebês e também com nossas crianças interiores!
bL: Quais são os beneficios da música para o desenvolvimento cognitivo, criativo e emocional do bebê ?
Vinícius: Existem inúmeros estudos falando sobre os benefícios da música para o desenvolvimento infantil. Eu, com quase 20 anos de experiência como arte educador, percebo que a música nos auxilia a expressar sentimentos, pode nos deixar mais felizes, nos convida a dançar, a tocar, a cantar! Imagine como seria o mundo sem música? Se para nós, adultos, a música já é tão importante e especial, imagine para os bebês e para as crianças pequenas que acabaram de chegar ao mundo e estão abertas a todos os estímulos. Para os pequeninos, um trabalho musical bem desenvolvido, além de gerar momentos de alegria e prazer, amplia o repertório motor através da exploração dos instrumentos, estimula a acuidade auditiva, a fala e o canto e, como já mencionei, a interação e a criatividade da criança!