be.Living

Atividades esportivas ajudam a preparar para a vida

Na be.Living, as crianças entram em contato com a atividade física desde pequenininhas. Afinal, o corpo de cada ser é uma ferramenta fundamental de comunicação e de interação com o mundo. Deste modo, percebê-lo e explorá-lo, através de diversas práticas, é fundamental para o desenvolvimento integral da criança.

Aulas de Educação Física, jogos esportivos e brincadeiras com o corpo permeiam a rotina das crianças, promovendo a tomada de consciência dos movimentos e desenvolvendo habilidades motoras, mentais, emocionais e de convívio para além das linhas das quadras.

Muitas vezes não temos a dimensão do quanto uma aprendizagem dentro de uma prática esportiva pode estar colaborando com outras aprendizagens, seja em casa, em situações sociais ou em sala de aula. Nossa coordenadora de Educação Infantil, Camila Maia, explica que exercitar o domínio do corpo por meio de um jogo pode estar ajudando a criança pequena, por exemplo, na pega de um lápis, trazendo maior controle para ela desenhar e aprender a escrever. “É interessante olharmos para o esporte e para as atividades físicas como meios lúdicos e potentes de aprendizagens que podem ser estendidas do micro para o macro, de um jogo ou brincadeira para a vida”.

Desde o Yellow Orange, as crianças participam de atividades de movimento corporal e também são convidadas a conhecer diferentes modalidades por meio das atividades extracurriculares como futebol, balé, capoeira, judô e tênis. As aulas de Educação Física começam nas turmas do Blue, onde as crianças participam de atividades lúdicas com propostas de esportes, mas não em forma do jogo propriamente dito, como explica Fabio Cabiana, professor de Educação Física e assessor de atividades extracurriculares da be.Living: “São brincadeiras que estimulam o desenvolvimento e habilidades motoras básicas como segurar, arremessar, saltar e chutar, preparando-os para os esportes coletivos. Utilizamos diferentes materiais para ajudar no aperfeiçoamento dos movimentos e nas noções corporais, espaciais e de equilíbrio”.

O professor explica que a prática de atividades esportivas traz muitos benefícios para as crianças, tanto na parte física quanto na parte mental. “É no esporte que elas passam a prestar mais atenção no corpo, descobrindo habilidades e algumas características como força e velocidade. Através das regras inseridas nos jogos e brincadeiras, elas desenvolvem uma construção de valores, sobre como respeitar os colegas e aceitar o resultado independente de qual seja, sabendo que em uma vitória ou em uma derrota, o que vale mesmo é que todos participem e se divirtam. Eles aprendem também sobre a importância que cada um tem dentro de uma equipe, desenvolvendo uma consciência de coletividade. Este é um ponto muito frisado durante as aulas: a importância do trabalho em grupo, visando o crescimento de cooperação entre os alunos, acrescido do trabalho de aprimoramento individual”.

A coordenadora Camila Maia lembra que o esporte possibilita que as crianças lidem com diferentes emoções, principalmente com a frustração. “Muitas vezes os esportes envolvem competição, ganhar ou perder, estar em alguma posição ou lugar. Com isso, elas se frustram. Essa aprendizagem é muito importante para todo ser humano. Aqui na escola criamos, intencionalmente, diversas situações para que as crianças possam ter a experiência da frustração como um aprendizado, para que elas aprendam a lidar com esse sentimento. E os esportes trazem isso de uma forma lúdica, leve e prazerosa para elas”.

plugins premium WordPress