Once upon a time… O encantamento pelas palavras e pela literatura tomou conta da be.Living no segundo sábado de maio.
No Literary Saturday, as crianças puderam compartilhar com as famílias as investigações e produções literárias desenvolvidas no primeiro trimestre. Nas salas de aula, produzidas especialmente para o dia, cada grupo apresentou o gênero textual trabalhado de forma complementar em duas línguas: no inglês e no português.
Como contar a história de um livro, sem revelar o final, e deixar as pessoas com vontade de ler? Em uma oficina, o Year 1 reescreveu uma indicação literária ao lado das famílias seguindo os três passos praticados em aula: planejamento, execução e revisão.
No final, todos trocaram suas indicações e levaram para casa um livro de outro colega para ampliar ainda mais o repertório literário. Além do texto, as crianças apresentaram o gênero trabalhado em uma sessão de book trailer.
Já o Year 2 mergulhou no mundo das fábulas. Inspirados pelas Fábulas de Esopo, recontadas por Ruth Rocha e em versões de outros autores, os estudantes criaram duas fábulas autorais coletivas, do script à ilustração, com raposas como personagens. No Literary Saturday, os grupos fizeram a leitura das histórias em inglês para os familiares e participaram de uma rodada de autógrafos da fábula impressa.
Quem entrava na sala do Year 3 recebia um saquinho de pipoca e era convidado a se acomodar. “A sessão já vai começar”. Em instantes, começava a exibição de “The Spirits and the Revenge”, vídeo encenado pela turma em língua inglesa e baseado na reescrita coletiva de uma história. O filme foi sucesso de bilheteria! Depois da sessão, o público prestigiou a exposição de trabalhos sobre contos de esperteza e as reflexões do grupo sobre a função social da escrita.
E se a história da Chapeuzinho Vermelho fosse contada pelo lobo mau? A partir da leitura de diversas versões de folktales, o Year 4 escreveu um texto autoral apoiado no conto popular preferido deles, mas pelo ponto de vista de outro personagem.
“Good Blanche, Bad Rose and the Talking Eggs” foi narrado pelo grupo com direito a elementos sonoros, como chuva de arroz e batidas com luva de boxe. A apresentação encerrou o ciclo de investigações sobre as narrativas de tradição oral baseadas em temas da vida cotidiana.
Como metáfora para as relações humanas que se cruzam e formam a vida em sociedade, os estudantes do Year 5 conectaram os seus projetos através de fios. A ideia, que veio da leitura do conto grego “As Moiras”, ajudou a criar uma atmosfera de instalação artística.
Os textos de memória estavam por toda a sala: entrevistas em texto com familiares, fotos antigas, objetos pessoais da infância e vídeos com pessoas que fazem parte da rotina escolar das crianças. Foi um convite à reflexão sobre coletividade, construção de identidade e as relações entre passado e presente.
Para se despedir com alegria de mais um Literary Saturday, todas as crianças e famílias se reuniram para assistir a uma contação de histórias brasileira.
Os registros fotográficos desse dia podem ser conferidos na nossa fanpage no Facebook. Clique aqui para acessar!