Por Tatiane Rigonati, professora do Green Group 2 AM, da Educação Infantil
Encaixa, empilha, constrói, cai. Faz tudo de novo. Encaixa, empilha, constrói. Cai.
No Green Group as crianças têm demonstrado grande interesse por brinquedos de construção e encaixe, como ferramentas, blocos e quebra-cabeças. Partindo de observações e escuta sobre esse interesse, oferecemos diversos materiais, tempo e espaço para que essas explorações fossem cada vez mais ricas e com mais descobertas.
A construção de conhecimento se deu por meio da exploração. Em um primeiro momento, questionamos as crianças buscando identificar um conhecimento prévio que pudesse disparar problematizações.
Nesses encaixes e construções, surgiram hipóteses sobre perguntas como “como fazer a nossa torre ficar maior?”, “onde brinquedos pequenos e brinquedos grandes cabem?”, “como montar quebra-cabeças com muitas peças?” e resoluções de problemas tanto individuais, quanto em grupo, pela tentativa de acerto e erro.
“ Vai cair, vai cair”
“Acho que o Big Bad Wolf veio aqui e assoprou”
“Tive uma ideia, se a gente construir baixinho não cai”
Em diversos momentos, as crianças foram questionadas sobre formas de fazer construções que não desmontassem, trabalhando-se também conceitos matemáticos, como altura, pesos e equilíbrio. A partir desses questionamentos e das experiências prévias com diversos materiais (blocos de madeira, caixas de papelão, blocos de espuma, cubos mágicos), as crianças solicitaram cola e fita crepe para ajuda-los nessas tentativas.
Estratégias foram criadas para possibilitar que as crianças vivenciassem descobertas significativas em suas brincadeiras de construção. Assim, gradualmente, elas começaram a fazer suas próprias construções: torres, castelos, apartamentos, casas, entre outras possibilidades estão surgindo por aqui!