Professor Rudra fala sobre a importância do Yoga para a educação das crianças

A be.Living é uma escola que coloca a criança e o conhecimento no cerne de seu projeto político pedagógico, buscando ofertar o desenvolvimento integral de cada ser humano que chega até nós. Essa visão nos motivou a colocar o Yoga em nosso currículo escolar.

Ao trabalhar o corpo e a mente de forma integrada, através de posturas corporais e técnicas de respiração, relaxamento e concentração, essa prática – que resguarda uma sabedoria milenar, ajuda a despertar na criança uma nova maneira, natural, prazerosa e aprofundada, de se relacionar com a totalidade do seu ser, que é corpo e alma.

“Ao praticar Yoga, as crianças podem descobrir inúmeras possibilidades de movimento, respiração e relaxamento – habilidades que, quando bem desenvolvidas e trabalhadas, fazem total diferença no processo de construção de conhecimento pois ajudam as crianças a terem conhecimento de si, autodomínio, equilíbrio e controle da atenção. Além disso, a consciência coletiva, do fazer junto, da empatia e do amor são trabalhadas dentro desta filosofia” – explica Gabriela Fernandes, coordenadora do Ensino Fundamental da be.Living.

Aqui, quem realiza este trabalho, de maneira primorosa, é o professor Rudra Avella, que proporciona momentos de acolhimento, prazer, alegria e autodesenvolvimento para as nossas crianças.  Conversaremos com ele, agora, para saber mais sobre os impactos dessa prática na construção do conhecimento e no desenvolvimento de nossos estudantes.

bL: Na sua concepção, qual a importância de trazer o yoga para o currículo escolar?

Rudra: A escola que traz o Yoga em seu currículo demonstra que existe um esforço em apresentar para as crianças, desde a sua primeira formação escolar, algo que é um patrimônio da humanidade, pois o Yoga é uma educação do corpo e da mente desde tempos muito antigos, uma ciência que, comprovadamente, é capaz de melhorar a atenção da criança em qualquer que seja a atividade que ela esteja realizando, aumentando o seu poder de concentração, e ensinando técnicas que introduzem à meditação.

bL: A forma com que se trabalha o Yoga com crianças é diferente da forma como se trabalha com adultos?

Rudra: Sim. A meditação prolongada, por exemplo, não é adequada para crianças, mas da forma como apresentamos a meditação para elas, de maneira lúdica, com acompanhamento de músicas, mantras e mudras, as crianças descobrem que existe prazer no silêncio, no aquietamento do corpo, em estar com os olhos fechados. Praticamos os asanas, que são as posturas corporais, também como uma brincadeira, trazendo inúmeros benefícios físicos, mentais e energéticos para elas.

bL: Qual a importância de praticar Yoga nessa fase inicial da vida?

Rudra: Nessa fase da vida, a criança encontra enormes desafios em se expressar no mundo. Geralmente, ela se manifesta ou com excesso de energia e falta de controle, ou com muita timidez e vergonha. Em ambos os casos, a prática do Yoga ajuda a equilibrar estas energias, ajudando a soltar os corpos mais rígidos e fechados, e,  também, a gastar a energia excessiva no caso de crianças que são mais agitadas e que precisam de relaxamento e concentração. Quando uma criança aprende a controlar melhor seu corpo, ela ganha mais confiança, segurança e autonomia, o que a ajuda de um modo geral a viver a vida, inclusive, auxiliando-a em seu processo de aprendizagem escolar.

bL: Como a prática do Yoga atinge, para além das crianças, as famílias?

Rudra: Durante o ano, costumamos proporcionar momentos em que as famílias podem praticar Yoga junto com as crianças. São momentos de pausa e conexão que proporcionam o estreitamento dos vínculos entre mães, pais, filhas e filhos. Esses momentos são muito valorizados pelas crianças e pelas famílias, tanto que, quando o Yoga sai do currículo da escola, no final do Year 2, continuamos ofertando o Yoga como atividade extra, pois muitas crianças e famílias não querem mais deixar de praticar. Percebo, também, que muitas famílias acabam se interessando em conhecer mais profundamente sobre o Yoga, buscando descobrir mais sobre o assunto para levar informações para seus filhos através de músicas, livros, lugares ou histórias da família que estejam relacionadas com o universo do Yoga e com as filosofias do Oriente. Esse movimento de buscar novos conhecimentos, amplia visões de mundo, abre possibilidades e nos coloca em contato com muitas preciosidades que herdamos de sábios ancestrais, que foram verdadeiros pesquisadores do corpo, da mente e da alma humana. É uma alegria poder compartilhar um pouco dessa ciência com as famílias e com as crianças da be.Living!

plugins premium WordPress

Estamos desenvolvendo um novo site para oferecer a você uma experiência de navegação ainda melhor.