Um tempo que possa atender as necessidades de cada família, ofertando um lugar seguro e significativo para as crianças estarem após o término das aulas… Assim é o Período Estendido da be.Living, um programa pensado cuidadosamente por nossas equipes pedagógicas, tanto da Educação Infantil como do Ensino Fundamental, que coloca nossa escola como rede de apoio para crianças e famílias de nossa comunidade.
“Hoje em dia, muitas famílias possuem horários de trabalho prolongados. O Período Estendido ajuda a conciliar as demandas de trabalho com as demandas familiares, desempenhando um papel crucial em suas vidas. Oferecemos cuidado e supervisão, proporcionando um ambiente seguro, acolhedor e estruturado para a criança estar durante o dia. Ao mesmo tempo em que atendemos as necessidades de desenvolvimento e conciliação das famílias, promovemos uma abordagem educacional envolvente e prática para as crianças” – explica Pamela Mattos, professora assistente do Year 4, que juntamente com toda equipe de professores assistentes da tarde, é responsável pelo trabalho de organização, planejamento e execução do novo Período Estendido no Ensino Fundamental.
O Período Estendido acontece em Inglês, por isso, toda a elaboração de planejamento é realizada pelos professores de Língua Inglesa. Assim, as crianças que estão aqui na escola durante este período, têm o benefício da carga horária de Inglês ampliada, como conta a professora Pamela. “O período estendido no Ensino Fundamental tem como principal objetivo enriquecer e ampliar o vocabulário das crianças na Língua Inglesa, a partir de experiências com uma variedade de jogos e atividades que não apenas proporcionam diversão, mas também incentivam uma exploração mais lúdica do vocabulário da segunda língua, reconhecendo a importância de dominar o segundo idioma. São múltiplas ofertas educativas e divertidas que tornam o aprendizado mais agradável e cativante”.
Apesar de o planejamento do Período Estendido ser elaborado, semanalmente, por professoras e professores assistentes, o envolvimento de toda a comunidade escolar, principalmente das crianças, é fundamental para a realização do programa. Este ano, com o objetivo de integrar ainda mais as crianças a este processo, desenvolvendo nelas senso de pertencimento, as professoras propuseram que as crianças refletissem e escolhessem um nome para dar a este tempo em que ficam na escola. Assim, após uma reflexão coletiva, o período estendido do Ensino Fundamental foi nomeado T.O.P.S – Time of Playing and Sharing!
“As crianças já estão muito habituadas aos processos democráticos que vivenciam na escola, como nos momentos de assembléia. Dessa forma, disponibilizamos uma urna em que as crianças depositaram o nome de sua escolha e após duas semanas decidimos fazer uma votação. Foram muitas sugestões de nomes bons, o que dificultou a escolha. Antes da votação, fizemos uma conversa a fim de entender o que acontecia no período estendido, qual sua intenção, porque gostavam tanto deste momento. Através dessas conversas, construímos uma Nuvem de Palavras que capturou termos como “criatividade, diversão, alegria e jogos”. Posteriormente, fizemos a pergunta: “O que fazemos durante o Período Estendido?”. E as respostas foram, pouco a pouco, traduzindo a identidade do que vivenciamos nas nossas tardes. Fomos afunilando as opções de nomes, até que chegamos ao T.O.P.S.”
O novo nome reflete a essência desta proposta que realizamos na be.Living: proporcionar um período prazeroso para as crianças, em que elas possam brincar e desfrutar de bons momentos entre amigos na segunda língua, praticando, inclusive autonomia, ao sugerir temas e atividades. “Geralmente partimos de um interesse coletivo, observando atentamente para onde está direcionada a atenção das crianças no momento e, a partir disso, desenvolvemos as atividades. Então, ocupamos todo o território escolar com propostas que proporcionam um mergulho em experiências interativas por meio de jogos online, jogos de interpretação (RPG), salas de fuga, jogos de rua, Acamerê, bem como atividades artísticas como desenho, pintura, artesanato e técnicas de tear. Encontrando um equilíbrio entre jogos e atividades artísticas, evoluímos de uma série desarticulada de atividades para uma estrutura mais interconectada criando uma sequência de jogos e brincadeiras que conversam entre si”.
A professora explica que apesar destas atividades serem entrelaçadas de forma mais próxima ao currículo acadêmico, o T.O.P.S. vai muito além de uma simples extensão do dia escolar. “É um momento para as crianças explorarem, aprenderem e se conectarem de maneiras que transcendem os limites das aulas regulares. Um exemplo disso é o nosso tema de inspiração para as pesquisas de Ciências Naturais desenvolvidas para a MAC (Mostra de Artes e Ciências): a Biomimética, que nada mais é do que a observação de estratégias usadas na natureza para o desenvolvimento de soluções com o objetivo de aplicá-las em outras áreas de conhecimento. Estamos explorando e brincando com os elementos da natureza, já fizemos frotagem com folhas secas, criamos uma colmeia pensando na representatividade do coletivo, fizemos pulseiras usando teares de papel após estudarmos a importância e a força da fibra da teia da aranha para criação de roupas sustentáveis e biodegradáveis. De forma lúdica e envolvente, abordamos assuntos complexos que enriquecem as aulas e vice e versa”.
Da mesma forma, na Educação Infantil, o Período Estendido também é uma imersão na Língua Inglesa e também possui um caráter mais leve, considerando que as crianças já passaram a manhã toda na escola.
A coordenadora Camila Maia explica que o Período Estendido tem a possibilidade de atender ainda mais as necessidades individuais das crianças pequenas. “Algumas crianças dormem depois do almoço, outras fazem atividades extracurriculares como capoeira, tênis, judô, balé, musicalização e yoga. Há um grupo que fica com as professoras e participa do planejamento que elas fazem. Geralmente, este planejamento tem um cunho mais recreativo, com propostas ligadas à arte e muita brincadeira livre, além da elaboração de projetos que contemplam as necessidades de todos, considerando que se trata de um grupo multietário. Atualmente, está acontecendo um projeto que é cuidar da casinha aonde fica a composteira da escola. As crianças estão fazendo uma pesquisa para construir as paredes e reformar esta casinha. Mas como este não é um grupo fixo, ou seja, nem sempre são as mesmas crianças que estão todos os dias lá, há uma leveza maior nos projetos que ocorrem no Período Estendido”.
Camila ressalta que o programa acolhe tanto as famílias que precisam que as crianças fiquem mais tempo na escola por conta de seus trabalhos, como as que optam por deixar a criança mais tempo no ambiente escolar. “Muitas famílias preferem que a criança fique na escola ao invés de ficar em casa por conta do acesso à diferentes vivências com pessoas que têm uma formação especializada para a infância. Elas ficam imersas no bilinguismo com a possibilidade de explorar o espaço numa rotina que tem um ritmo mais leve, mais lento e cuidadoso no sentido de atender as suas especificidades de sono, de alimentação, de lazer e de aprendizagem”.