O estabelecimento de uma rotina semanal funciona como referência de organização para os meninos e meninas. Para situar a criança no tempo, a be.Living utiliza uma série de rituais que a ajudam a perceber que a passagem de uma atividade para outra não é um acontecimento arbitrário e mutável, mas sim algo que ela pode prever e, de certa forma, controlar.
Roda de conversa diária, importante momento de trabalhar a oralidade, o saber ouvir e o saber se colocar. A roda também é uma forma de organização do grupo para compartilhar experiências, trocar informações, problematizar situações do cotidiano, apresentar descobertas e realizar as indicações culturais e literárias.
Momento diário em que duas ou mais atividades são propostas ao mesmo tempo para que as crianças trabalhem em pequenos grupos. As propostas são pautadas nas diferentes áreas do conhecimento. À medida que crescem, as crianças podem exercer escolha, autonomia, organização de tempo e do espaço. As professoras utilizam esses momentos para observar as crianças individualmente em relação a socialização, estimulação, postura e outros aspectos.
Uma vez por semana os cantos são organizados em diferentes salas de aula. Neles, as crianças poderão escolher a atividade que farão, possibilitando o encontro de meninos e meninas de diferentes faixas etárias para a realização de uma mesma tarefa.
Dois grupos da escola se encontram por 3 quartas-feiras consecutivas para a realização conjunta de uma pequena sequência de atividades. Esta programação possibilita a troca de conhecimento entre os estudantes, compromisso, cooperação, valorização das diferenças e responsabilidade dentro de um grupo.
Atividade diária, que garante aproximação e apropriação do universo literário, do prazer em ler e ouvir histórias, da postura de leitor e do contato com diferentes gêneros literários.
Momento diário de brincadeira livre. As crianças têm a possibilidade de escolher os brinquedos e brincadeiras que desejam, lidar com as regras de convivência e com as frustrações, compartilhar, trocar experiências, desenvolver atitudes autônomas e a criatividade, entrar em conflito com os colegas e buscar solucioná-los.