Português | English

Ensino Fundamental I

Nosso cotidiano

A rotina estabelecida para as turmas tem um importante papel na organização de todos, criando marcos e situações que orientam  meninos e meninas. As atividades diárias e semanais, organizadas e propostas pelos professores, criam percursos significativos e auxiliam na percepção da temporalidade e na construção do cotidiano.

 

Alguns exemplos das estratégias usadas são

Roda de conversa

A roda também é utilizada para compartilhar experiências, trocar informações, problematizar situações do cotidiano, apresentar descobertas e realizar as indicações culturais e literárias.

Leitura compartilhada

Momento de leitura no qual todos os envolvidos possuem o texto ou livro escolhido pelo professor, que possibilita momentos de análises e discussões, nas quais os alunos construam diferentes significados do mesmo texto.

Leitura silenciosa (autônoma)

Momento de leitura no qual todos os envolvidos possuem o texto ou livro escolhido pelo professor, que possibilita momentos de análises e discussões, nas quais os alunos construam diferentes significados do mesmo texto.

Assembleia

O trabalho com assembleias em sala de aula é um importante instrumento na busca da formação de indivíduos autônomos e críticos. É um trabalho focado na aprendizagem do diálogo e na resolução democrática dos conflitos.

Problematizando

São situações-problema do cotidiano a serem resolvidas com diferentes estratégias, na qual damos ênfase no desenvolvimento de competências para o trabalho em grupo.