Português | English

Artigos

Depois de um mês inteiro buscando trazer a nossa comunidade para mais pertinho do trabalho que realizamos, continuamente, com nossas crianças através da literatura, o Literary May chegou ao fim, com o sentimento de missão cumprida! Percebemos que foi um tempo muito rico de partilha, que gerou aprendizagens significativas para as famílias e, também, para as crianças.

“Neste mês especial, as crianças puderam vivenciar formas diferentes de testemunhar a leitura e a escrita. No momento em que elas veem as indicações de livros no Instagram, quando elas participam de bate-papos, quando entrevistam a idealizadora de uma página de indicações literárias, são formas diversas de dar luz à toda potência que o texto, a leitura e a produção escrita podem exercer num âmbito social, ao serem partilhados com a comunidade. Quando eu avalio esse evento, olho para ele de uma maneira muito positiva. Percebo que o trabalho que fazemos de leitura e de escrita na be.Living é de excelência” – afirma Gabriela Fernandes, nossa coordenadora do Ensino Fundamental.

Gabi explica que na be.Living, o trabalho realizado com base na literatura para o desenvolvimento da leitura e da escrita tem como suporte os gêneros literários. E agora, com o encerramento do trimestre e do Literary May, as turmas vão compartilhar as produções de cunho literário que fizeram como resultado de todo esse processo.

O Year 1 trabalhou com indicações literárias e book reviews. No dia 25 de maio, eles participaram de uma live com Tatiana Pace, idealizadora do “Livre Pra Imaginar” – um perfil do Instagram que indica livros infantis com o objetivo de transformar pequenos leitores em futuros agentes de transformação. As crianças prepararam as perguntas para Tati com antecedência e realizaram uma conversa muito significativa, via Zoom, que possibilitou que elas enxergassem o gênero que estavam trabalhando na escola circulando socialmente, através das redes sociais, vislumbrando, assim, a sua função social.

Já o Year 2 trabalhou com fábulas e provérbios. O resultado desse processo de aprendizagem está em fase de finalização. A turma está escrevendo um livro chamado “Fábulas do Year 2” que em breve será compartilhado com as famílias, inaugurando novas histórias no imaginário da comunidade.

As crianças do Year 3 estudaram os contos de fada e como resultado, fizeram reescritas coletivas de dois contos: “O Borba Azul” e “O Gato de Botas”. Além da reescrita e da leitura, as crianças também desenharam ilustrações para traduzir, ao seu modo, os personagens, os acontecimentos e os sentimentos das histórias.

A produção do Year 4 também está em processo. Será um livro digital muito interessante com contos narrados por pontos de vista de outros personagens. Uma forma prática e lúdica de desenvolver a empatia e perceber que uma mesma história pode ter muitos lados.

E para finalizar, o Year 5 produziu uma revista literária online chamada “It happened with Year 5”, em que a turma compartilha um pouco sobre os conhecimentos adquiridos no primeiro trimestre de 2021 referentes à área da Literatura. Através dos seus textos, as crianças contam como foram os caminhos percorridos na trilha de aprendizagem do gênero Memoir , as leituras que realizaram e os passos que deram para chegar em suas produções escritas. A turma também realizou um podcast, mostrando que todos os nossos 5 sentidos podem ser contemplados de forma significativa em uma experiência literária sensorial de boa qualidade!