Art fair: uma celebração à arte, à vida e ao reencontro com as famílias!

“Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje.Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos”.

A fala de Paulo Freire expressa o sentimento gratificante e de satisfação que ficou em nossas almas com a realização da 21ª. Art Fair: Art and Tenderness.

Através da arte, as crianças da Educação Infantil puderam explorar e representar os seus sentidos, acessar memórias, atribuir valor para aquilo que é simbólico, expressar e compartilhar percepções e significados com seus pares, familiares e com toda a comunidade.

Foi possível testemunhar, através de diversas linguagens artísticas, uma verdadeira rede de conexão entre pessoas, sentimentos, lembranças e histórias, vislumbrando a ligação entre passado, presente e futuro. Na escola, construímos, todos os dias, memórias com as crianças. E um pouco do que elas vivenciam aqui – experiências que marcarão para sempre seus corpos e almas – pôde ser compartilhado através dessa exposição que foi uma celebração à vida, à arte e, também, ao reencontro, afinal, este foi o primeiro evento, desde o início da pandemia, em que as famílias puderam, de fato, estar juntas novamente dentro da escola.

“Foi muito emocionante poder receber as famílias aqui de novo. No primeiro dia da exposição, fiquei muito comovida, com os olhos marejados, porque depois de um longo período de muita distância e de muitos desafios, foi realmente maravilhoso testemunhar um grupo de pais entrando na escola, as crianças entusiasmadas com a presença deles, compartilhando e verbalizando a alegria de ter tantas ‘mummies and daddies’ na escola. A be.Living valoriza muito a presença física das famílias, por isso, a Art Fair foi um marco muito importante para todos nós, uma retomada de um cotidiano que tem em sua essência essa proximidade. Foi um momento muito especial!” – afirma Camila Maia, coordenadora da Educação Infantil da be.Living.

Camila diz que sentiu toda a equipe muito contente, disposta e aberta para esse encontro e que as crianças estavam bastante envolvidas e curiosas. “Algumas crianças nunca haviam explorado o espaço da escola junto com a família. Então, pudemos ver as crianças mostrando seus cantinhos favoritos da escola, compartilhando os espaços que elas usufruem e criam vínculos todos os dias, para além das obras de arte. Senti que as famílias também estavam muito felizes, emocionadas com o momento de partilha e com a própria exposição, e curiosas para entender como foi feito o trabalho. Foi uma sensação geral de alegria e de emoção por podermos estar novamente pertinho”.

Para Claudia Mariuzzo, consultora de Artes da be.Living, que colaborou com a ideia da exposição, a 21ª Art Fair trouxe saldos muito positivos e momentos ímpares para todos os envolvidos. “Foi uma experiência diferente que trouxe muitos aprendizados. Fomos nos experimentando, nos moldando e nos reinventando para tentar trazer uma nova normalidade, a partir do nosso antigo normal. Senti que as crianças se envolveram e se apropriaram muito deste trabalho que propôs mais dias de imersão, podendo compartilhar mais profundamente essa experiência com seus pares, formando, realmente, uma rede de conexão significativa para elas e para todos os que partilharam dessa linda trama”.

plugins premium WordPress

Estamos desenvolvendo um novo site para oferecer a você uma experiência de navegação ainda melhor.